Sabe-se que ter um visual com os pelos faciais longos e volumosos é um sonho de muitos homens. Mas diferente do que possa parecer, conseguir essa aparência pode ser fácil, requerendo apenas tempo, paciência e uma rotina de cuidados certa com a pele e os pelos. Isso porque, muita das vezes, alguns dos nossos hábitos podem prejudicar involuntariamente esse processo. Se você está querendo adotar o estilo barbudo, mas sente que os pelos faciais demoram a crescer, continue lendo que selecionamos cinco dicas.
É importante que você mantenha a sua pele limpa se está querendo que os seus pelos cresçam. Isso porque sujeiras e resíduos indesejados entopem os poros e prejudicam esse processo. Procure lavar pelo menos uma vez por dia a sua barba com shampoo e condicionadores específicos para conseguir fios mais saudáveis, macios e hidratados. Use óleos vegetais para potenciar a hidratação. Outra boa ideia é fazer a esfoliação do rosto para conseguir uma higienização mais profunda. Dessa forma, é possível retirar as impurezas que só a limpeza básica não consegue. Mas é importante fazer isso no máximo duas vezes por semana, porque realizar esse procedimento com frequência pode trazer prejuízos, como o ressecamento da região e até mesmo irritação.
A gente sabe que pode soar um pouco contraditório aparar os pelos quando o objetivo é ajudar a barba crescer. No entanto, essa ação é muito necessária e evita que você sofra com problemas, como pontas duplas. O ideal é que faça isso a cada duas ou três semanas, utilizando uma tesoura. Procure aparar com ela limpa e quando os pelos estiverem secos, porque isso torna o processo mais prático.
É muito comum que com o crescimento dos pelos você sinta uma maior sensação de coceira no rosto, mas você não pode de maneira nenhuma coçar a região, porque isso pode trazer uma série de prejuízos para a sua barba. Uma maneira de conseguir se livrar desse incômodo é usando um balm ou óleo para barba, porque além de aliviar a coceira, ele também hidrata e protege os fios.
Comece dormindo pelo menos sete horas por noite, pois isso estimula a ação dos folículos. Além disso, ajuda a evitar o estresse, que não é nada bom para os seus pelos faciais. Procure incluir atividades que amenizam situações de estresse, como ler um livro, ouvir uma música ou fazer algum exercício físico.
O crescimento dos pelos e a aparência da sua barba está ligada a sua alimentação. Por isso, é muito importante buscar ou reforçar alguns hábitos alimentares. O ideal é que inclua alimentos ricos em vitamina B e ômega 3 nas suas refeições, como peixes, amendoim, abacate, e banana, porque ajudam que os pelos nascerem fortes e saudáveis. Procure beber bastante água também, pois isso ajuda evitar a desidratação da pele.
Por: José Thomé