Vários fatores podem influenciar no desbotamento dos fios. Entrevistamos o cabeleireiro profissional Diego Costa, que afirma que um dos principais motivos para isso é a descoloração mal feita. "Uma descoloração feita de forma incorreta, descolorindo demais os fios, faz com que o produto com a cor tão desejada pelo cliente não tenha aderência aos fios". Além disso, outro possível motivo abordado pelo especialista é quanto ao uso de tonalizantes de baixa qualidade. "Existem produtos que não têm uma durabilidade boa, por isso é sempre bom escolher uma marca com boas referências".
O uso dos produtos certos associado a uma rotina de cuidados é bastante útil para evitar a perda e alteração da cor aplicada. "É necessário entender que o desbotamento é algo inevitável, porém é possível diminuir esse problema evitando shampoos de anti resíduos. Também é bom hidratar o cabelo 2 vezes na semana para manter as cutículas fechadas e hidratadas, evitar o calor intenso do secador, não lavar todos os dias e evitar a limpeza com água quente", informa o profissional. Logo, com essas medidas é possível evitar a ação constante de pintar os fios.
O processo de descoloração capilar é algo demorado que requer bastante cuidado por conta da química do produto (que é capaz de remover até mesmo a cor de tecidos). O lado positivo é que quando o cabelo desbota, não há a necessidade de fazer uma descoloração tão completa como na primeira vez. O cabeleireiro explica: "Não é preciso descolorir outra vez o cabelo como no início, mas para obter a cor exata da primeira aplicação, pode efetuar a limpeza com descolorante e água morna para que assim os cabelos sofram menos danos. Isso requer que a descoloração seja feita no tom exato para chegar na cor desejada. Existe a possibilidade também de misturar tons diferentes para uma outra coloração".
As pessoas acabam procurando por métodos milagrosos que possam evitar o desbotamento dos fios coloridos, mas apenas a reaplicação das tintas ou tonalizantes que é capaz de impedir o cabelo desbotado. Diego explica sobre essa situação. "Não há uma fórmula secreta para que os cabelos deixem de desbotar, o importante mesmo é a manutenção e evitar algumas ações que possam atrapalhar. Aplique novamente quando as cores dos fios estiverem visivelmente alteradas, caso esteja incomodando o seu visual", afirma o especialista.
Diego Costa é cabeleireiro com formação profissional e reside atualmente em Paris | Instagram
Por: Yan Rocha