A falta de nutrientes no folículo dos fios é uma das principais causas do problema. Mas algumas práticas podem contribuir para isso, como dormir com a barba molhada e não pentear corretamente os fios. Os homens com barbas muito cheias e compridas, devem prestar ainda mais atenção, por serem os mais afetados. Os cuidados devem incluir a limpeza e a hidratação na sua prevenção. Tudo deve começar pela limpeza diária do rosto e da barba. O uso de óleos para barba e balms que hidratam os fios também são indicados, por fortalecerem a raiz e protegem contra agentes como bactérias e fungos. Mas vale lembrar de não exagerar na quantidade desses produtos e também saber qual é a melhor opção para você. Podendo ser feita pelo menos a cada 15 dias, a esfoliação é outra medida que deve ser adotada, esfoliar o rosto mantém os poros limpos e sem cravos, além de aumentar a hidratação da pele.
Lembre-se de pentear sempre os seus fios de maneira correta. Fazer a ação logo depois de aplicar o óleo é uma boa alternativa para desembaraçar os fios e distribuir a hidratação de maneira mais uniforme pela barba toda. Evite ficar passando a mão na sua barba. Isso pode acabar removendo a hidratação, adicionndo sugeira aos fios, além de criar atrito entre os fios que pode danificá-los e arrancar os pelos precocemente. Todos esses processos podem gerar pontas duplas. Escolha pentes de madeira ou escovas com cerdas de javali para cuidar da sua barba.
Em alguns casos, lavar, hidratar e esfoliar pode não ser o suficiente para alguns fios mais rebeldes ou danificados. Por ser provável que nesses casos as pontas duplas voltem a se encontrar devido ao crescimento desordenado da barba. A melhor saída nesse caso é aparar mesmo, diminuir a um ponto que fique novamente alinhado e sem risco de voltar a ter ponta dupla na barba. Aparar também ajuda a proporcionar o crescimento saudável dos fios. Procurar um barbeiro em muitos dos casos pode ser um bom caminho.