Grooming Ter, 04 Jul. 2017

Como evitar o ressecamento da boca neste inverno

  • Melhorar a respiração, usando nariz e não boca, é a melhor maneira de evitar a boca ressecada neste inverno
    Melhorar a respiração, usando nariz e não boca, é a melhor maneira de evitar a boca ressecada neste inverno

Não chega a ser um mistério: boca seca é ausência de saliva. Isso, contudo, passa longe de não ser um problema. A substância é responsável por, além de umedecer e limpar o interior da boca, começar o processo de digestão, e sua falta ainda é extremamente desconfortável. Mas, para a nossa sorte, existem vários tratamentos eficazes para a boca ressecada - também chamada de xerostomia - que normalmente, é causada por desidratação ou consiste num efeito colateral de doenças e medicamentos.

As causas

Existem várias causas de xerostomia, como o efeito colateral de medicamentos para quase todos os tipos de problema, além de drogas ilícitas. A secura também pode surgir em decorrência das próprias doenças, como a síndrome de Sjögren, o HIV, a doença de Alzheimer, diabetes, anemia, a fibrose cística, a artrite reumatoide, a hipertensão, a doença de Parkinson e um acidente vascular cerebral.

A boca seca também pode ser resultado de procedimentos médicos que causam danos às glândulas salivares. Radiação na cabeça e pescoço, além de dano de nervos nesta região cabeça por uma lesão ou cirurgia, e quimioterapia, estão entre eles.

É claro que hábitos nocivos, como fumar ou mascar tabaco e beber pouca água também podem afetar a produção de saliva e agravar a xerostomia. Problemas de respiração que levam a realizar o processo com a boca aberta são outros contribuintes.

Como é a boca seca tratada?

Se você acha que sua boca seca é causada por certos medicamentos, converse com seu médico. Ele ou ela pode ajustar a dose ou mudar para uma outra droga que não cause boca seca. Além disso, uma lavagem oral para restaurar a umidade boca podem ser prescrito. Se isso não ajudar, um medicamento que estimula a produção de saliva pode resolver seu caso, mas nada sem a consulta médica.

As 7 maneiras de melhorar o ressecamento da boca

1. Beber bastante água para ajudar a manter sua boca úmida.Além do mais, você vai perceber que muitos dos problemas de boca seca surgem da falta de hidratação constante e não por problemas de saúde. Muitas pessoas acabam com o problema apenas por beber mais água no dia a dia.

2. Usar um umidificador para adicionar a umidade ao ar do quarto. Em alguns casos, aumentar a umidade dos ambientes em casa pode melhorar a boca seca, principalmente à noite, enquanto você estiver dormindo.

3. Chupar doces sem açúcar ou goma de mascar sem açúcar. O açúcar ajuda a deixar sua boca mais ressecada.

4. Proteger os dentes com flúor e visitar seu dentista regularmente. Muitas pessoas deixam de lado a proteção com flúor que os dentistas podem aplicar nos dentes de tempos em tempos. Elas ajudam a cuidar da saúde bucal e manter uma boca mais hidratada.

5. Respirar pelo nariz, e não a tua boca, tanto quanto possível. Em alguns casos, a consulta com um fonoaudiólogo é necessária para que haja uma reeducação para a respiração correta através de exercícios de respiração.

6. Usando um substituto comercial de saliva. Mas não sem antes consultar um médico para recomendação e prescrição correta.

7. Alimentação saudável. Uma alimentação melhor balanceada ajuda a manter um equilíbrio do seu corpo em vários níveis, incluindo a sua saliva. Portanto, faça questão de cuidar da sua alimentação melhor e uma vida com mais qualidade.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

Barba x Acne: como lidar com ambas sem grandes problemas
Grooming Barba x Acne: como lidar com ambas sem...

Barba e espinhas são uma combinação complicada. Homens que sofrem com acne no rosto podem deixar os pelos faciais crescerem, sejam por medo de se cortarem ou para esconder o problema. Mas é comum que eles fiquem perdidos sobre o que fazer: cuidar da barba ou da pele sob ela primeiro?....

+
Barba longa: um passo a passo para cuidar do seu visual
Grooming Barba longa: um passo a passo para cuidar...

Muitos homens acham que para ter uma barba longa basta apenas parar de raspar os pelos do rosto crescerem, mas isso é um grande engano. Se você faz parte do time dos barbudos, saiba que, assim como acontece com os cabelos, ter uma barba longa requer alguns cuidados tanto durante quanto...

+
Como adaptar os seus cuidados ao seu tipo de cabelo
Grooming Como adaptar os seus cuidados ao seu tipo...

Saber qual o seu tipo de cabelo pode ajudar bastante a melhorar o seu visual. Ainda é comum que muitos homens deixem de lado medidas importantes na hora de cuidar dos cabelos porque muitos pensam que para deixá-los saudáveis e bonitos basta lavar os fios com um shampoo. Mas você sabia...

+
Qual a diferença entre acne adulta e espinhas da adolescência?
Grooming Qual a diferença entre acne adulta e...

Engana-se quem pensa que o surgimento das espinhas na vida adulta esteja apenas relacionado a um histórico da doença na adolescência. Muitos casos da infecção são decorrentes, por exemplo, de fatores emocionais e de situações de estresse. De acordo com a Sociedade Brasileira de...

+

últimas matérias

Cabelo black power: você conhece a história desse corte?
Grooming Cabelo black power: você conhece a...
Corte de cabelo degradê: quais as melhores opções dos cortes disfarçados?
Grooming Corte de cabelo degradê: quais as melhores...

Os cortes de cabelo em degradê são aqueles que utilizam de uma técnica conhecida como fade que deixam os fios em comprimentos diferentes criando um suave efeito de transição entre os mais curtos, nas laterais, e os mais longos, no topo da cabeça. Também chamado de corte disfarçado, ele...

+
Homens carecas devem lavar a cabeça com shampoo?
Grooming Homens carecas devem lavar a cabeça com...

É muito comum que os homens carecas acreditem que usar shampoo é um cuidado exclusivo de quem tem cabelo. Mas diferentemente do que muitos imaginam esse é um produto fundamental para a higienização correta do couro cabeludo, mesmo naqueles que não tem mais fios. Para te ajudar a...

+
Cavanhaque estiloso: como manter o seu?
Grooming Cavanhaque estiloso: como manter o seu?

O cavanhaque é um estilo que tem diversas variações e, certamente, todas elas combinam com algum momento pessoal de cada homem. Enquanto um cavanhaque fino pode ser ideal para os homens que buscam um aspecto mais clean, um do tipo van dyke pode trazer um ar mais despojado ao visual. Há...

+

Matérias relacionadas