O frizz e as pontas duplas da barba são assuntos muito incômodos para os barbudos e que podem afetar a aparência. Na maioria dos casos esses problemas surgem quando os pelos faciais estão ressecados. A boa notícia é que existem formas de evitar esses transtornos. Ficou interessado em saber como? Continue lendo que selecionamos algumas dicas de como cuidar da sua barba para não passar por essas situações.
As pontas duplas da barba fazem parte das queixas mais populares entre os homens. Elas podem ser causadas pela falta de nutrientes, mas também estão relacionadas a uma rotina de cuidados irregular, como não pentear a barba ou usar produtos inadequados. Geralmente, esse problema é mais frequente entre os homens com barbas cheias e longas, porque têm maior tendência de sofrer com o ressecamento dos fios, mas pode afetar outros tipos de barba. Para evitar esse problema, adote uma rotina de grooming com os pelos faciais, começando pela limpeza dos fios feita com shampoo e condicionador específicos para barba. Evite lavar os pelos faciais com água quente, porque a temperatura alta retira a oleosidade natural, colaborando para o ressecamento dos fios e para o aparecimento desse problema. Penteie sempre a sua barba com uma escova com cerdas de pelo de javali ou usando um pente de madeira para ajudar na distribuição da oleosidade natural por toda a extensão. É importante não usar pentes de plástico pois o atrito entre ele e os fios pode causar energia estática e piorar o frizz. Também aplique óleos para tornar a barba mais hidratada e facilitar na hora de domar. É importante que também aparar os pelos com frequência.
O frizz da barba é uma situação que ninguém está disposto a passar e que costuma trazer um aspecto nada agradável para o seu visual. Ele é causado quando os pelos faciais ficam mais frágeis e quebradiços. Para não ter que lidar com esse problema, tenha uma boa rotina de cuidados com a barba. Use sempre shampoo específicos para os pelos faciais, que ajudam a limpá-los, e condicionador, para fechar as escamas dos pelos e devolver a hidratação. Penteie os fios quando eles estiverem secos para evitar a quebra dos fios. Evite dormir com a barba molhada e usar o secador com temperatura alta porque esses hábitos podem colaborar para o ressecamento e contribuem com o frizz. Invista no uso de óleos ou balms, para manter os seus fios mais hidratados. Se você quer ter uma barba com boa aparência, é importante também aparar os fios a cada 15 dias. Isso pode ser feito em casa com uma tesoura e um pente de frente para o espelho. Dessa forma, vai conseguir aparar os pelos que estão com crescimento irregular e evitar o aspecto desordenado. Se não for muito confiante em fazer você mesmo esse procedimento pode ir até um barbeiro de confiança e conseguir um resultado mais profissional.
Por: José Thomé