O visual barbudo garante uma aparência mais viril e pode até elevar a sua autoestima. Mas, por outro lado, exige uma série de cuidados diários para evitar situações como o frizz e as pontas duplas. Esses dois problemas são considerados pelos barbudos como um dos piores, porque conseguem trazer um aspecto negativo para a sua aparência ao te fazer parecer desleixado. A melhor maneira de lidar com esses problemas é evitando o aparecimento deles. Como muitos homens ficam na dúvida de como fazer isso, selecionamos algumas dicas de como evitar as pontas duplas e o frizz. Confira!
Para evitar o frizz e as pontas duplas, você deve intensificar os cuidados na hora de higienizar a sua barba. Lave duas vezes na semana e sempre com água morna ou fria. Evite os banhos muito quentes, porque a água em temperatura mais alta remove toda a oleosidade dos pelos e aumenta probabilidade de ressecamento dos fios. Escolha um shampoo específico para a limpeza, jamais use produtos para cabelo ou sabonetes para remover a sujeira, porque eles têm ativos agressivos que podem irritar a pele e trazer problemas para os seus pelos. Lave de forma suave com um shampoo em movimentos leves para retirar os resíduos indesejados. Depois enxague com água corrente até certificar que removeu todos os resquícios do produto usado. Em seguida, use condicionador para barba para fechar as escamas dos pelos, devolvendo a hidratação a eles. Enxague novamente e seque com uma toalha limpa e macia.
A esfoliação é um procedimento que deve ser incluído na sua rotina de grooming. Essa técnica consegue fazer uma higienização mais profunda da região, removendo os resíduos indesejados que a limpeza normal não consegue e também as células mortas, além de estimular a renovação celular que contribuir para uma barba bonita e forte. Se você não está querendo lidar com as pontas duplas e o frizz é bom que faça pelo menos uma vez por semana esse procedimento. Escolha um esfoliante suave indicado para o rosto ou faça o seu com os produtos caseiros, como mel, açúcar e aveia. O recomendado é que aplique o produto em movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água fria.
Para evitar as pontas duplas e esse aspecto desleixado, você deve aparar a sua barba com frequência. Faça isso a cada 15 dias pelo menos depois de atingir o comprimento desejado e tenha bastante cuidado para não estragar o seu visual. Certifique-se de remover os fios com comprimentos irregulares. Se quiser você pode usar um barbeador ou máquina para fazer esse procedimento. Porque eles são fáceis de serem usados.
Não esqueça de hidratar a sua barba, porque isso pode causar sérios problemas para os seus fios faciais e sua pele. Busque fazer a nutrição dos pelos diariamente com óleos e balm. Dê preferência aos que contenham ativos vegetais, porque eles possuem altos índices hidratantes e são menos propícios a causar alergias. Passe pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. Além disso, é fundamental que você penteie regularmente a sua barba, para espalhar a oleosidade natural de maneira mais uniforme.
Por: José Thomé