Ter que lidar com a caspa na barba é um dos grandes pesados do público masculino. Elas não só causam danos à saúde dos fios, como também podem causar impactos negativos na aparência. Há diversos fatores que podem estar relacionados com o surgimento desse problema, desde pré-disposição genética a erros na sua rotina de grooming. Mas a boa notícia é que existem algumas maneiras de evitar caspa na barba. Ficou interessado em saber como? Continue lendo que separamos algumas dicas.
Manter a sua barba limpa é uma das melhores prevenções contra a caspa e outros problemas. Mas é importante ter alguns cuidados durante esse momento para evitar problemas. Lave a barba sempre com água fria ou morna. Água muito quente remove toda a oleosidade natural dos pelos faciais, deixando você mais propenso para ter a pele do rosto ressecada e acabar com caspa. Outro cuidado que você deve ter é adotar produtos específicos para a higienização da barba. Jamais use cosméticos de cabelo ou sabonete para fazer esse procedimento porque pode não só provocar caspa, mas também frizz, pontas duplas, ressecamento e em casos mais graves, até queda.
Após lavar a sua barba de maneira adequada é importante que você também redobre os cuidados na hora de secar. Muitos homens ignoram essa etapa, mas ela faz toda a diferença para manter os seus pelos faciais com uma aparência saudável. O recomendado é que você use uma toalha macia e limpa para remover o excesso de água dos fios. Passe o tecido suavemente, sem esfreguar, para evitar o frizz. Aperte a toalha contra os fios para absorver o excesso de umidade e depois deixe secar naturalmente. Evite dormir com os fios úmidos, porque isso pode criar um ambiente úmido e propício para a proliferação de fungos e bactérias que causam a caspa. Para evitar isso, lave sempre a sua barba algumas horinhas antes de dormir. Caso esteja sem tempo para secar ela naturalmente, você pode optar pelo uso dos secadores, mas no modo mais frio para evitar problemas.
Para evitar esse problema e manter a sua barba saudável, você deve incluir a esfoliação facial na sua rotina de cuidados. Essa técnica garante uma higienização mais profunda da pele removendo os resíduos indesejados e estimulando a renovação celular. Escolha um produto suave e aplique-o em movimentos circulares e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, enxágue com água corrente. Esfolie o rosto uma vez por semana ou menos, se sua pele for seca ou sensível.
O ressecamento dos pelos é um dos motivos que causam a caspa na barba. Para evitar essa situação é recomendado que intensifique os cuidados com a hidratação da pele e dos fios. Escolha um óleo para barba e dê preferência aos de origem vegetal, como o coco, aloe vera, camomila, jojoba, porque além de nutrir e suavizar a sua barba, também são menos propensos a causar irritação. Outro produto que deve ter na sua necessaire para isso são os balms. Eles são hidratantes sem enxágue que podem maximizar a nutrição da pele e barba.
Por: José Thomé
esfoliação facial