Existem diversos tipos de alopecia, doença que causam queda de cabelo. A alopecia androgenética, por exemplo, é o nome mais científico da calvície masculina. Já a alopecia por tração é a queda do cabelo causada por penteados muito apertados. Para explicar melhor sobre essa condição, conversamos com a Dra. Kaliandra Cainelli, que é dermatologista e atende na cidade do Rio de Janeiro. "A alopecia por tração corresponde a uma queda capilar decorrente de tração mecânica excessiva aos fios de forma repetida e prolongada. Cabelos tratados quimicamente com alisantes e permanentes estão mais sujeitos a esse tipo de alopecia por estarem mais frágeis" informa a médica.
Se você sente que seus cabelos estão caindo em excesso e costuma usar tranças nagô ou em dreads sintéticos muito pesados, há fortes indícios de que você esteja sofrendo de alopecia por tração. Para ter certeza, procure um dermatologista para verificar e avaliar bem todo o seu cabelo e couro cabeludo. "No início do quadro de alopecia observamos vermelhidão, escamas e pus. À medida que o problema evolui vai havendo perda de volume e redução do tamanho dos cabelos na área afetada, seguido com o tempo de ausência de crescimento capilar", informa a dermatologista, que acrescenta: "Em casos avançados pode ocorrer alopecia definitiva".
Ao suspeitar desta condição, é necessário procurar ajuda médica o quanto antes, conforme diz a especialista: "Assim que observar o quadro, o paciente deve procurar o dermatologista que irá fazer o diagnóstico e medicar se necessário". Para evitar uma piora no quadro, também é importante evitar tracionar os fios.
Dedicar uma parte do seu dia para cuidar da sua saúde capilar é tão importante como qualquer outro cuidado com o seu corpo. É sempre bom fazer o uso de produtos que busquem hidratar e nutrir para evitar qualquer tipo de fio quebradiço. A Dra. Kaliandra ressalta a importância de adotar uma alimentação saudável e fazer o uso de itens que estimulem o desenvolvimento do cabelo: "Uma rotina de cuidados com o cabelo é sempre importante. É preciso evitar o uso de alisantes e permanentes, manter uma dieta saudável e utilizar shampoo e loções de fortalecimento dos fios". A profissional também recomenda fazer uso de vitaminas, desde que isso seja recomendado e acompanhado por um especialista: "Também é possível evitar a alopécio ao ingerir complexos vitamínicos próprios para o fortalecimento capilar desde que sejam prescritos pelo dermatologista".
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RJ 801534 | Site oficial | Facebook
Por: Yan Rocha