O corte de cabelo blindado fez sucesso na internet em 2018 e passou a ser amplamente divulgado e adotado, principalmente nas periferias. Não é difícil imaginar o porquê disso: esse tipo de cabelo propõe um efeito totalmente diferente e ousado, por isso ele acabou alcançando tanta popularidade e se tornou uma referência de visual totalmente moderno e estiloso. Para quem está procurando um corte diferenciado e com bastante presença, que tal dar uma chance para o blindado? Separamos algumas dicas para você que deseja conhecer mais sobre esse novo tipo de cabelo e quer saber o que fazer para manter o efeito durante o dia a dia. Veja!
Como se trata de um estilo bem recente, muita gente ainda não conhece sobre a tendência do corte blindado. Então vamos lá: a ideia do corte foi criada a partir de uma técnica que consiste em manter os fios no topo da cabeça mais longos, e para ajudar no efeito visual são aplicados produtos com o propósito de gerar uma consistência mais dura e resistente. É bastante comum também a coloração de alguns fios para dar ainda mais destaque. O barbeiro profissional, Cristiano Leite, nos conta sobre o que é necessário para causar esse efeito: "O corte blindado é feito inicialmente por meio de uma escovação. Com o uso da chapinha, a cutícula do cabelo é selada, o que garante um cabelo mais definido. Após esse passo, para que ele fique bem montado, você precisa criar uma estrutura em que os fios do cabelo fiquem bastante fixos. No final é feita a finalização com um laquê de qualidade." O barbeiro conclui explicando que o topete precisa chamar bastante atenção: "Também são removidas as mechas laterais da cabeça para que o topo da cabeça possa ficar numa maior evidência".
Esse tipo de corte necessita de muita atenção, pois depende essencialmente de uma finalização bem executada. Após a lavagem dos fios, todos os produtos que foram utilizados para manter o visual começam a ser removidos e a técnica se desfaz aos poucos. Cristino faz um alerta para quem deseja aderir ao blindado: "O principal cuidado que qualquer cliente precisa ter é não molhar o cabelo após fazer esse tipo de corte, pois com água tudo o que foi utilizado para modelar os fios será removido". O prazo de duração e manutenção do corte também exige muita atenção por parte de seus adeptos. "Ele pode durar no mínimo 3 dias e no máximo 5 dias, é o prazo máximo recomendável para fazer a higiene capilar. Após isso será necessário fazer novamente o penteado", conclui o profissional.
Para quem deseja manter esse tipo de corte por mais tempo, a indicação é para que você faça um investimento em laquês de boa qualidade. Isso permite que o produto dure mais tempo no cabelo, deixando-o montado no estilo blindado. "O cliente, se preferir, pode colocar laquês para continuar com a fixação dos fios. Mas o recomendado é que compareça a cada semana ao barbeiro para renovar o corte de forma devida", informa o especialista em corte blindado.
Cristiano Leite é professor de barbearia e barbeiro profissional na Escola & Barbearia JB, na Rua Professora Durvalina Cantinho, 772, Jardim Ariana, Leme-SP Instagram | Facebook
Por Yan Rocha