Depois de algum tempo com o rosto liso, inspirado pelo grooming, você decidiu adotar um estilo de barba e, até aí, tudo bem. A questão é a oleosidade da sua pele, que vira e mexe desencadeia acne na forma de cravos e espinhas. Por conta desse ser um problema recorrente que você ainda está tentando solucionar, é normal você ficar na dúvida se, com uma barba, seu grooming no geral vai ser dificultado ou não. Para te ajudar nesse assunto, reunimos informações úteis para que você aprenda a cuidar de uma pele oleosa com acne, mas ostentando uma barba ao mesmo tempo. Confira!
Para você que tem a pele oleosa, o sabonete ideal para deixar sua pele limpa pode conter substâncias como enxofre, ácido salicílico, ácido glicólico e afins. Todas essas substâncias são capazes de provocar uma esfoliação química na pele, dissolvendo as gorduras e o excesso de oleosidade. Só atente para lavar a pele pela manhã e antes de dormir, sem exagerar nas lavagens do rosto, já que há o risco de desenvolver o efeito rebote. Já quanto à barba, procure um shampoo específico para higienizar os pelos pois eles são preferíveis aos sabonetes, já que costumam limpar suavemente os fios, sem desidratá-los.
Se sua pele produz óleo em excesso, não há a necessidade de utilizar um hidratante, visto que esse passo pode até piorar seu caso. Certo? Errado! A pele oleosa também precisa de hidratação, inclusive, esse cuidado feito da forma certa e com o produto adequado é capaz de reduzir drasticamente a produção de sebo na pele, pois o organismo entende que, com a presença da hidratação sobre a pele, não há a necessidade de produzir oleosidade em excesso para defendê-la. Dessa forma, se sua pele for muito oleosa, é interessante investir em um hidratante matte, de toque seco. Eles são capazes de hidratar a pele sem deixá-la grudenta ou pegajosa, a fim de não piorar o seu quadro de oleosidade.
Manter a barba hidratada é necessário para que os pelos fiquem com um aspecto bacana, sem frizz. Para isso, você pode apostar no balm ou óleo que preferir. Mas procure por aqueles que se digam não comedogênicos (ou seja, que não entopem os poros) e que também sejam oil-free. Caso vaze um pouco destes produtos para além da barba, você não vai correr o risco de desenvolver novos cravos ou espinhas, graças à composição deles.
É possível que a sua oleosidade seja causada por um fator genético, o que significa que você sempre terá de lidar com o problema. No entanto, há alguns fatores que podem piorá-la, como uma má alimentação, noites de sono mal dormidas, falta de limpeza adequada da pele e até mesmo o estresse acumulado da rotina. Atentando para esses pontos, você consegue criar consciência do que precisa fazer para resolvê-los. De toda forma, há uma substância que trata a pele, regulando a produção de óleos e também o tamanho dos poros, que é a tretinoína. Consulte um dermatologista para saber se você pode iniciar o tratamento, que é feito na pele limpa antes de dormir.
Gillette Fusion ProShield
COMPRARGel de barbear Gillette...
COMPRAR