Para tornar sua rotina mais simples e mais ágil, você deu adeus aos cortes com fade, aos diversos produtos feitos para estilizar os cabelos e quis adotar um corte que precisasse de uma manutenção baixa, sem ter que recorrer tantas vezes ao barbeiro. Por isso você adotou o buzzcut, que nada mais é do que o cabelo raspado. No entanto, talvez você não tenha se ligado que com os fios mais curtos, o couro cabeludo fica mais exposto, o que indica que seus cuidados de grooming não devem ser reduzidos, mas sim adaptados. Se você quer entender melhor o que precisa fazer para cuidar de um buzzcut no verão, continue lendo a matéria abaixo!
Um dos novos cuidados que seu corte novo exige é com o couro cabeludo. O couro é o responsável pela produção e nutrição de todos os fios de cabelo, logo, com os fios mais curtos, ele fica mais exposto e é necessário utilizar produtos destinados a equilibrá-lo, diferente do que ocorre com shampoos comuns, que em geral servem apenas para remover o excesso de óleos do cabelo, mas também os tiram do couro. Dessa forma, invista em shampoos que sejam direcionados a tratar mais do couro cabeludo, a exemplo dos que são anticaspa ou mesmo os esfoliantes, que podem trazer sensações refrescantes e purificantes. Eles contém uma formulação muito mais gentil e rica em óleos e outros nutrientes essenciais à manutenção da saúde dessa área, sem fazer com que o couro fique demasiadamente limpo, sem a oleosidade natural que protege a pele.
Aqui a regra é a mesma que você deve ter com seu skincare. Após fazer a limpeza do couro cabeludo com um shampoo específico, você deve investir na hidratação, independente dele ser seco ou muito oleoso. Esse passo é fundamental para repor nutrientes que possam ter sido perdidos durante a etapa da limpeza. Como você está tratando do couro e não do cabelo, evite os óleos que são destinados a cuidar ou a estilizar o cabelo e invista naqueles que podem ser usados na pele, já que o couro cabeludo tem uma composição similar à pele do rosto. Prefira óleos naturais para hidratá-lo, como o óleo de semente de uva, que pode equilibrar a oleosidade excessiva, ou o de abacate, indicado para um couro muito seco. Na dúvida, marque uma consulta dermatológica.
Se você está contrariado à ideia de utilizar protetores no couro cabeludo, com certeza você nunca teve uma queimadura no local. Com o cabelo raspado, o couro fica bastante exposto aos raios solares e pode, sim, ficar queimado assim como a pele, podendo ser algo bastante doloroso. Para se precaver disso, invista em um protetor fácil de usar nessa região, a exemplo dos que são formulados em spray. Outra alternativa é apostar no uso de bonés, que além de proteger a região também podem ajudar a compor seu visual.