A pele oleosa tem como uma das suas principais característica o brilho excessivo em algumas regiões do rosto, como queixo, testa e nariz, aclém de apresentarem uma superfície mais espessa com poros dilatados. Cuidar de uma pele com essas peculiaridades costuma trazer uma série de dúvidas para muitos homens. Para ajudá-los a controlar a oleosidade dessa região e evitar transtornos, selecionamos algumas dicas. Confira!
O primeiro passo na rotina de skincare para homens com a pele oleosa é a limpeza. O recomendado é que você comece o dia lavando o seu rosto com água fria ou morna e um sabonete específico para esse tipo de pele. Dê preferência aos mais suaves e de pH neutro. Essa prática deve ser repetida duas vezes por dia, pela manhã e à noite, evitando assim o acúmulo de resíduos indesejados que podem colaborar para o descontrole da produção de sebo. Após lavar o rosto, pegue uma toalha e seque o rosto completamente. Em seguida, para complementar esse processo e conquistar um rosto completamente limpo, use um tônico. Escolha um indicado para peles oleosas e que tenha nutrientes na sua composição. Para aplicá-los, molhe um algodão com o produto e passe sobre toda a superfície, isso vai remover os resíduos indesejados que não foram eliminados durante a lavagem.
Diferente do que muitos homens acreditam, a hidratação também é indispensável para pessoas com a pele oleosa. Um dos grandes equívocos que podem ser cometidos é relacionar a existência desse brilho intenso com a hidratação. Há uma necessidade de nutrir a pele oleosa para deixá-la equilibrada e evitar que ocorra o descontrole na produção de sebo e o consequente excesso de oleosidade e acne. Por isso, é fundamental que intensifique os cuidados com a hidratação da pele: para recuperar a vitalidade e conquistar um aspecto mais saudável. Na hora de escolher os seus hidratantes, dê preferência aos mais suaves e feitos a base de água. Evite os com textura muito grossa. Leia os rótulos e busque os que contêm ativos vegetais. Aposte na água termal e no sérum para auxiliar nesse processo, porque eles possuem altos índices de nutrientes na sua composição e possuem uma rápida absorção.
A exposição aos raios solares sem protetor solar causa ressecamento e contribui para o envelhecimento precoce da pele, além de poder causar manchas e queimaduras. Sabe-se que a pele oleosa está mais propensa a sofrer com o ressecamento. Por isso, você deve redobrar os cuidados com a proteção do sol. Use diariamente, pela manhã, um filtro solar com FPS 30 ou superior para garantir máxima proteção da sua pele. Não esqueça de reaplicá-lo a cada três horas.
Uma das grandes queixas dos homens com a pele oleosas são os poros dilatados. Eles não estão ligados a nenhum problema de saúde, mas afetam a aparência e até mesmo a autoestima. A causa deles está ligada ao excesso de oleosidade na pele. Por isso, é importante tomar todos os cuidados para manter um equilíbrio da produção de sebo, para evitar que os poros fiquem evidentes. Há algumas máscaras faciais que podem te ajudar nessas situações, como as feitas de argila e iogurte. O chá de camomila pode também ser usado como uma maneira de amenizar essa situação. Faça ele normalmente, de preferência com as próprias folhas. Deixe esfriar e passe no seu rosto. O recomendado é que faça isso a noite, após higienizar o rosto.
Por: José Thomé