A chegada do inverno não causa impactos apenas na pele e o seu cabelo, a barba também costuma ser afetada nessa época do ano. A temperatura mais baixa e outros fatores característicos desta estação podem causar o ressecamento dos pelos faciais e deixá-los mais propício a sofrer com as pontas duplas e o frizz. A boa notícia é que existem algumas formas de driblar esses transtornos e garantir uma barba bonita e saudável até mesmo durante esse período. Se você ficou interessado em saber como, continue lendo que separamos cinco dicas para colocar em prática.
Hidratar a barba é essencial em qualquer época do ano, mas durante o inverno é necessário redobrar os cuidados já que ela fica mais propensa a sofrer com o ressecamento. Além do condicionador, você deve investir nos óleos vegetais e balms para nutrir os pelos. Use-os pelo menos duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Na hora de aplicar, comece massageando a partir da linha do pescoço e subindo em direção ao nariz, realizando movimentos circulares.
No inverno, você pode diminuir a frequência na lavagem da sua barba para conservar os óleos naturais. Não é que você tenha que parar de cuidar da higienização da sua barba, mas aumentar o intervalo entre as lavagens ajuda a manter ela mais hidratada. Lave os pelos faciais no máximo duas vezes por semana com shampoo e condicionador específicos para a barba. Tome cuidado também com a temperatura da água, use sempre ela morna ou fria. Nas temperaturas mais altas, ela pode provocar o ressecamento dos fios ao retirar toda a oleosidade natural deles.
A secagem da sua barba no frio naturalmente vai levar um tempo maior por conta da temperatura. Mas em nenhuma hipótese deixe os fios faciais escorrendo água após lavar. Depois de higienizá-los, pegue uma toalha macia e limpa para retirar o excesso de água e otimizar o processo. Tenha bastante cuidado e evite esfregar o tecido na barba, porque isso pode danificar os pelos. O melhor jeito é embrulhar a barba na toalha e apertá-la para retirar o excesso. Se optar por fazer esse procedimento com secador, use na temperatura mínima.
Não deixe que a preguiça impeça de pentear a sua barba no inverno. Essa ação ajuda não só auxilia a domar os fios, como também espalha os óleos naturais de maneira mais uniforme, garantindo uma melhor textura aos pelos. O recomendado é que faça esse procedimento com uma ferramenta adequada para evitar problemas. Uma das mais indicadas é o pente de madeira para barba.
Além de hidratar a sua barba é necessário que faça isso com o seu corpo. Existe uma relação direta entre a hidratação corporal e qualidade dos seus pelos faciais, porque quando o corpo passa por desidratação existem grandes chances da sua barba ganhar um aspecto mais seco. Por isso, para evitar problemas, beba pelo menos dois litros de água diariamente.
Por: José Thomé