Adotar o visual barbudo requer algumas mudanças de hábitos e inclusão de técnicas e produtos na sua rotina de grooming. Muitos homens, principalmente os barbudos iniciantes, sentem dificuldade na hora de cuidar e manter os seus pelos hidratados, macios e com brilho. Para ajudar, selecionamos algumas dicas para criar uma rotina básica de cuidados com a sua barba. Confira!
Para manter a sua pele sob a barba e os pelos faciais saudáveis é importante que faça a higienização correta. Procure lavar os fios pelo menos duas vezes por semana, usando shampoo e condicionador específicos para eles. Busque fazer esse procedimento com água fria ou morna, porque a alta temperatura pode ressecar a sua pele e os seus fios faciais. Além disso, é importante que sempre certifique de secar o rosto, porque a umidade dos pelos pode gerar o surgimento de caspas e frizz.
A esfoliação facial é uma técnica que consegue fazer uma higienização mais profunda da região, remove células mortas e outros resíduos que só a limpeza normal não é capaz. Ela também torna o barbear mais prático, ao facilitar o deslizar das lâminas. O indicado é que faça esse procedimento no máximo duas vezes na semana e que procure por produtos com textura mais leve. Depois do uso do esfoliante, busque passar um creme hidratante ou um óleo para evitar que sua pele fique ressecada.
Aparar a barba é uma etapa muito importante na rotina de cuidados de um barbudo. Isso permite que você mantenha o formato desejado e remova as pontas duplas, que pode dar a impressão de descuido. O indicado é que procure fazer esse procedimento com uma tesoura e ajuda de um pente, assim conseguindo ter maior controle dos comprimentos dos fios. Primeiro escove a sua barba, assim identificando quais fios estão com tamanho irregular e depois os cortá-los utilizando a tesoura. A frequência da aparagem pode variar de acordo com o crescimento dos fios, mas deve ser feita pelo menos a cada 15 dias.
Na hora de fazer a barba é fundamental que você se certifique sobre o bom estado do seu aparelho de barbear. Caso esteja danificado, procure um novo para evitar problemas, como irritações ou até mesmo cortes. Além disso, a barba nunca deve ser feita a seco ou usando sabonetes para lubrificar a pele, porque isso pode causar o ressecamento e facilitar irritações, cortes e pelos encravados. Invista em um gel, creme ou espuma de barbear e busque reaplicá-lo ao longo do processo. Outra dica que pode tornar esse processo mais prático é realizá-lo durante o banho, porque a água facilita o deslizar das lâminas.
É importante que procure usar balm e óleos para barba para deixar os seus pelos mais saudáveis, macios e com brilho. Procure aplicá-los pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, para maximizar os resultados. Invista nos produtos com origem vegetal, porque apresentam menor probabilidade de causar alergia e irritação. Além disso, busque manter o seu corpo hidratado, bebendo pelo menos dois litros de água por dia.
Por: José Thomé