Por mais que deixar o bigode crescer pareça algo fácil, há mais fatores que pesam nessa ação do que deixar a lâmina de lado. É preciso escolher um modelo que combine com o seu formato de rosto, que expresse bem a sua personalidade, que a rotina de cuidados se encaixe bem no seu dia a dia e que leve em consideração o volume de fios que você possui. O bigode fino, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem tem fios ralos, mas depende de muita manutenção. O já o bigode chevron precisa ser aparado menos vezes, mas necessita de uma barba cheia para ficar bonito. Procure saber qual o melhor bigode para o seu rosto antes de crescê-lo.
Nem sempre é necessário deixar o bigode crescer do zero. Geralmente, deixa-se a barba crescer por inteiro e raspa-se todos os pelos, deixando apenas os que ficam acima do lábio superior. Isso é uma maneira mais prática de se fazer. Mas se você quiser deixar o rosto zerado e crescer um bigode do zero, aqui estão as nossas dicas.
Ostentar seu bigode durante o mês de novembro em apoio ao novembro azul é uma boa atitude, mas há outras formas de participar. Ir ao médico regularmente e fazer exames de diagnóstico do câncer de próstata, por exemplo, é uma delas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de próstata é uma doença silenciosa e quando descoberto no início possui 90% chances de cura.
Alguns homens têm mais predisposição para desenvolver a doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia, são fatores de risco: já ter tido alguém com a doença na família, ser sedentário e estar muito acima do peso. A doença também tem maior incidência em homens negros. Se você se encaixa em uma dessas características, procure um médico.
Por Jeferson Vita