Construir um look estiloso é um quebra-cabeças. É muito comum comprar uma roupa bacana e, na hora de usar, surgir a dúvida sobre com quais outras peças vesti-la. Definitivamente, não é nada fácil combinar itens do nosso guarda-roupas sem cair sempre nos mesmos conjuntos ou variantes deles. Um dos maiores dilemas masculinos fica da cintura para baixo: como escolher os tênis certos para determinada calça, e vice-versa? Nós conversamos com a consultora de imagem Fabiana Morato para te ajudar a decidir!
São vários os aspectos aos quais devemos prestar atenção na hora de escolher a dupla calça-sapato, mesmo que não existam regras muito rígidas. "Hoje, há bastante flexibilidade na combinação de calças e calçados, porém ainda deve-se tomar alguns cuidados, como o tipo de formalidade do look, o tipo da calça e da barra, o material, entre outros", conta a consultora. Um ponto importante é a mistura de cores. "A combinação é muito livre, mas se a ideia é trazer uma sensação de continuidade, alongando a silhueta, é mais interessante buscar um calçado com tons próximo aos das calças. Qualquer tonalidade contrastante pode causar a sensação de encurtamento da silhueta", explica Fabiana. "Calças em cores mais neutras permitem calçados também neutros ou até mesmo mais coloridos. Com calças coloridas, se o intuito é não carregar demais nas cores, calçados neutros funcionam melhor."
A partir de determinada idade, todo homem faz uma mudança crucial em seu inventário de calçados. Visando a vida profissional e ocasiões mais formais, saem os tênis de estilo mais esportivo, entram os modelos mais sociais, clássicos. Em uma manhã comum, se você trabalha vestindo ternos, a combinação é fácil, pois "calçados sociais combinam melhor com calças sociais", diz a consultora de imagem. "Mas, vale ressaltar que, se o objetivo for chocar ou causar impacto, outros tipos de calçados podem ser explorados." Então, se é um dia descontraído na firma ou você simplesmente quer inovar no visual para alguma ocasião ainda relativamente formal, vá em frente e tente misturar a calça social com algo mais descontraído!
Para ocasiões mais informais, muitos homens recorrem aos clássicos e atemporais jeans. "As calças jeans são peças bem democráticas, com as quais basicamente pode-se experimentar de tudo", argumenta Fabiana. "É possível encontrar recomendações de calçados casuais ou semi, para evitar os sociais. Porém, se pensarmos em um jeans premium, reto, escuro e sem lavagens, um sapato social pode funcionar bem, com camiseta e blazer. Em linhas gerais, funcionam desde os tênis casuais até os mocassins, sapatos sociais com sola de borracha e outros mais despojados."
Uma calça cada vez mais popular, no meio termo entre social e casual, é a sarja. A escolha dos sapatos para ela vai depender do desejo de contraste de quem veste. "Caso o intuito seja alongar o visual, deve-se usar tons próximos de calça e calçado. Se o alongamento não for relevante, é possível explorar outras cores contrastantes", explica a consultora. "Uma solução prática é optar por calçados neutros, como os em tons de bege, marrom e marinhos, que facilitam a combinação. Se a calça for bem clarinha e o calçado escuro, é interessante ter mais algum item em tonalidade escura no look, para contribuir com a harmonia." Dependendo do modelo, até tênis mais pesados podem ser usados, quem sabe com a barra dobrada. Mas estes funcionam melhor com calças esportivas. "Tudo depende do estilo de quem as usa; as combinações podem ser bem livres. Joggers são casuais e despojadas, funcionam muito bem com tênis esportivos", completa Fabiana.
Independente de você ter uma coleção vasta ou mais enxuta de calçados, dificilmente você terá uma peça boa para qualquer situação. "É complicado falar sobre calçados coringas, pois tudo depende das preferências e estilo de vida", conta a consultora. "Para certos homens, não cabe em momento algum usar sapatos de pegada mais social, enquanto outros nem sequer chegam a considerar modelos informais." Uma opção válida na busca por um calçado mais versátil é experimentar alguns no meio termo, como Chelsea Boots ou determinados mocassins.
Agora, você já sabe as melhores maneiras de combinar suas calças e sapatos. Contudo, quando o assunto é esta dupla, ainda é preciso seguir certas dicas para não desperdiçar seu look. "Um cuidado importante é evitar excesso de barra por cima do calçado, pois isto deixa a calça totalmente amontoada, transmitindo sensação de desleixo ou desinteresse", alerta Fabiana. "Outro ponto a se atentar é a escolha das meias; dependendo da calça e do calçado, pode-se precisar de modelos mais formais e elegantes." Por fim, a consultora ainda destaca: "tudo no look conta, inclusive os cuidados que você tem com seus calçados. Pares de couro devem ser mantidos engraxados e tênis claros ou com solado de borracha clara devem ser limpos com frequência. Assim, seu visual estará sempre bem apresentável!"
Fabiana Morato é consultora de imagem e atua em Santa Catarina e online desde 2010, orientando homens que desejam aperfeiçoar sua imagem pessoal e/ou profissional, aconselhando-os sobre como se vestir de acordo com as ocasiões. | Site . | Instagram .
por Daniel Schulze