Aparar a barba é uma tarefa fundamental na rotina de grooming, já que essa prática garante uma boa aparência aos fios, evita pontas duplas e o frizz. Muitos homens buscam um barbeiro para fazer esse procedimento, mas diferente do que muitas pessoas acreditam é possível aparar os pelos faciais em casa, conquistar um resultado profissional e ainda economizar tempo e dinheiro. Para conquistar isso, é necessário adotar alguns cuidados e ter bastante paciência durante todo o processo. Como muitos homens ficam inseguros na hora de fazer a aparagem, principalmente nas primeiras vezes, selecionamos algumas dicas para evitar erros e conquistar o melhor visual para a sua barba. Confira!
Comece lavando a sua barba para remover a sujeira e outros resíduos acumulados, que podem comprometer a aparência e saúde dos seus fios. Use sempre água morna ou fria para a limpeza e nunca utilize produtos para cabelo ou sabonetes para higienizar os pelos faciais. Escolha sempre um shampoo e condicionador específicos, porque eles são mais suaves e não agridem a pele e a barba. Faça o procedimento com bastante cuidado e não exagere na quantidade dos produtos. O recomendado é massagear a sua barba durante a lavagem, porque isso estimula o crescimentos dos fios. Após essa etapa, enxágue e tire o excesso de umidade com sua toalha. Depois, desembarace com um pente e, se houver necessidade, aplique um pouco de óleo para deixar os fios hidratados.
Escolha um local iluminado e que tenha um espelho para realizar essa ação para garantir melhor resultado. Preste atenção também nas ferramentas que vai utilizar. O aparador é uma dos itens mais recomendados, principalmente para os iniciantes. Ele tem como uma das grandes vantagens a possibilidade de regular o corte em diferentes comprimentos, além de facilitar um acabamento mais uniforme.
Na hora de usá-lo, é importante ter em mente o resultado desejado. A maneira mais comum de aparar os pelos faciais é deixando os que se localizam ao redor do queixo com um tamanho um pouco maior do que os da lateral, a fim de criar um contraste que ressalta seu rosto. Na hora da aparagem da região do bigode, substitua o aparador por uma tesoura para obter o melhor resultado. Nessa região, os cuidados devem ser redobrados para evitar erros. O ideal é começar retirando os fios com comprimentos irregulares e, depois, ir acertando o restante, sempre analisando no espelho todo o processo e os resultados.
Em nenhuma hipótese esqueça de delimitar a linha do pescoço e fazer a sua aparagem. Ficar atento nesses pequenos detalhes deixa o resultado muito melhor. Para descobrir o comprimento certo, é indicado que você use dois dedos como medidores: basta colocá-los acima do pomo de Adão e definir onde será o fim da sua barba.
Por José Thomé