Deixar crescer uma barba garante um aspecto mais viril para o seu visual. Você pode adaptar os pelos faciais ao seu estilo pessoal e ao formato do seu rosto com uma grande gama de possibilidades. Muitos homens ficam inseguros na hora de deixar os fios crescerem por terem dificuldade nesse processo. Mas a verdade é que existem algumas formas de tornar essa fase mais tranquila e acelerar o crescimento dos pelos faciais. Para ajudar nessa missão, selecionamos cinco dicas. Confira!
A primeira coisa que você deve fazer para conquistar uma barba é criar a coragem para deixar os pelos faciais crescerem. Para isso é necessário que você entenda que isso vai levar tempo e que o segredo é ter paciência e adotar uma rotina de cuidados para acelerar esse processo, mas mesmo assim levará alguns meses para conseguir o visual desejado. Não existem receitas milagrosas de crescimento imediato, lembre-se disso.
Para conseguir acelerar esse procedimento e garantir que os pelos cresçam saudáveis e fortes, você deve adotar cuidados básicos com a região. Na fase inicio, lave diariamente o rosto com um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Passe o produto suavemente e em seguida, enxágue com água fria. Para finalizar, seque com uma toalha macia. Com o tempo, você vai perceber o crescimento dos fios e com isso é necessário que comece a usar o shampoo e condicionador para barba para fazer a higienização dos fios. Se não quer sofrer com problemas e garantir a saúde dos seus fios, jamais use produtos de cabelo ou sabonetes comuns para essa limpeza porque eles funcionam de maneira agressiva e podem desencadear uma série de problemas, como frizz, caspa e ressecamento. Use esses produtos com cuidado e não esqueça de sempre enxaguar para remover os resquícios dos produtos usados.
Esfoliação facial é um procedimento que faz toda a diferença nessa fase. Essa técnica remove os resíduos indesejados, como sujeira e células mortas, evitando o entupimento dos folículos. Ela também estimula a renovação celular e a circulação sanguínea nesta região, acelerando o crescimento dos fios. O recomendado é que faça pelo menos uma ou duas vezes por semana e com um esfoliante suave específico para o rosto, evitando assim a irritação da pele. Aplique em movimentos circulares, deixe agir por alguns minutos e depois enxague com água.
Há também a necessidade de intensificar os cuidados com a hidratação da pele e sua barba. Aplique nos balms e óleos de barba pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Dê preferência aos que possuem propriedades vegetais entre os seus componentes, porque têm altos índices de ativos hidratantes e são menos propensos a causar irritação. Evite os que tenham álcool na sua composição, porque podem provocar o ressecamento e a vermelhidão. Com isso, vai garantir o crescimento de fios hidratantes, fortes e evitar o frizz.
Um erro muito comum entre os barbudos iniciantes é não aparar os fios quando elas atingem o comprimento maior. Por mais contraditório que isso possa parecer é necessário aparar os fios, porque ele evita problemas como o frizz, pontas duplas e ressecamento. Você pode fazer esse procedimento em casa usando uma tesoura ou máquina, basta apenas cortar os fios com comprimento irregulares.
Por: José Thomé