O cabelo pode ser o centro das atenções do seu visual, afinal, um corte bem feito, estiloso e que tem a sua cara pode trazer um destaque especial à sua aparência. Mas para que você consiga desfrutar desses benefícios, é necessário que por trás disso tudo haja uma rotina dedicada de cuidados, o que inclui, principalmente, as lavagens do cabelo. No entanto, se você é do tipo de cara que nunca ligou muito para lavar corretamente o cabelo, sem se importar com a frequência certa com que deve usar shampoo nos fios, está na hora de ficar mais atento a isso. Descubra como e quando a lavagem é necessária e os benefícios que esse cuidado pode trazer.
A resposta sobre a necessidade de ter que lavar o cabelo todos os dias é negativa. O que ocorre é que os shampoos comuns possuem componentes químicos agressivos como sulfatos e afins, que funcionam como detergentes, responsáveis por remover demais os óleos produzidos pelo couro cabeludo. Dessa forma, lavar o cabelo diariamente o deixa tão limpo que os fios se tornam ressecados, sem brilho, enrijecidos e suscetíveis à quebra, visto que os shampoos removeram toda a quantidade boa de sebo e oleosidade que mantém o cabelo hidratado e protegido. No entanto, se seu couro é muito oleoso, se seu cabelo é fino ou se você sua constantemente por praticar atividades físicas intensas, a lavagem diária pode ser recomendada, mesmo assim com cautela. Por outro lado, a frequência adequada com que você deve lavar os fios varia entre dois a três dias, já que em geral esse é o tempo necessário para que você perceba um acúmulo maior de sebo sobre o cabelo.
Outra dica para tornar ainda melhor a sua experiência de lavagem dos fios é estar atento à composição dos shampoos. Como dito anteriormente, shampoos comuns contém sulfato, petrolatos e parafina, por exemplo, já shampoos com fórmulas mais gentis dificilmente contam com esses ativos, o que pode contribuir para a melhora do aspecto e da textura do seu cabelo. Se você quiser investir nesses produtos, basta analisar a composição deles no rótulo da embalagem e verificar se há ou não estes componentes. Também é interessante que você dê preferência àqueles shampoos que sejam específicos para tratar o seu tipo de cabelo. Homens que sofram com caspa ou que tenham cabelos finos devem investir nos que são anticaspa, enquanto os que têm cabelo cacheado e crespo devem apostar em shampoos hidratantes e nutritivos, capazes de devolver a maleabilidade aos cachos.
Seu cabelo é longo? Então, boa notícia: você pode demorar um pouco mais para repetir o processo de lavagem dos fios, ao longo da semana. Com os fios mais longos, seja o seu cabelo liso, ondulado, cacheado ou crespo, a oleosidade produzida pelo couro demora mais tempo para chegar até o comprimento e pontas do cabelo, fazendo com que você demore mais até notar que todos os fios estão oleosos. Dessa forma, o intervalo entre as lavagens comuns pode ser maior, variando de três a quatro dias. Caso você sinta necessidade de limpar os fios nesse período, é possível realizar a co-washing, técnica que consiste na lavagem dos fios apenas com condicionador, alternando-a com as lavagens com shampoo.