O Real Madrid - que recentemente comemorou seus 114 anos - bateu o Roma ontem por 2 a 0 no Santiago Bernabéu e garantiu classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa neste ano. O time espanhol havia vencido os italianos pelo mesmo placar no jogo de ida, e, assim como no confronto anterior, sofreu pressão do adversário no duelo em casa. Os gols foram marcados pelo atacante português Cristiano Ronaldo e pelo meia colombiano James Rodríguez. O Real - que é o clube mais rico da atualidade - agora aguarda a definição do seu próximo adversário em sorteio que será realizado daqui a dez dias.
O gol de Cristiano Ronaldo, que abriu o marcador na partida, aos 18 minutos da segunda etapa, foi o 13º do atleta na atual edição da Champions League, e o seu 90º na somatória de todos os anos em que disputou o principal torneio da Europa. Em ambos os rankings, CR7 é o líder de artilharia. Seu recorde de gols na Champions em um mesmo ano é de 17 gols, na temporada 2013/2014, quando o Real se sagrou campeão levantando a "La Décima".
Cristiano Ronaldo poderia ter se isolado ainda mais na artilharias da Champions, caso não tivesse desperdiçado ótima chance cara a cara com o goleiro Szczesny, chutando para fora. Mesmo assim, não há como tirar do português o troféu de melhor jogador deste duelo travado em dois jogos com o Roma. Isso porque Ronaldo fez gol em ambas as partidas e ainda deu a assistência para o gol de James Rodríguez, "carimbando o passaporte" para a fase seguinte. Sem dúvidas, uma atuação digna de aplausos.
por Fabrício Mainenti