Um dos pontos em comum entre todos os homens da face da terra é aquela coceirinha na barba, que uma hora ou outra, acaba se tornando irritante. A condição surge, principalmente, nos primeiros estágios de crescimento dos pelos no rosto. Alguns homens, no entanto, sofrem mais com o problema do que outros, graças a alguns fatores que interferem na intensidade da condição. Ressecamento da pele e dos fios, além da falta de higiene, são alguns deles. Quer saber mais sobre coceira na barba e como evitar? Continue lendo.
Ao raspar com lâmina de barbear, o fio pode ser cortado num ângulo que faz com que ele cresça pontiagudo, incomodando a superfície da pele sobre ele. Isso acontece principalmente quando a raspagem é feita contra o sentido de crescimento do pelo. Nesses casos, os fios ainda podem crescer sob a pele e resultar em pêlos encravados e/ou foliculite, aumentando ainda mais a coceira e o incômodo.
Má alimentação, pouca ingestão de água, alta exposição ao sol, falta de creme hidratante...Os fatores que podem fazer a pele por baixo da sua barba ficar ressecada são inúmeros, o que a torna mais sensível. Agora, imagine cerca de 25 mil pelos com a consistência de fios de cobre crescendo e sendo esfregados nela. Essa é a receita perfeita para coceira e irritação. No cenário de pele ressecada, estes incômodos podem acontecer em qualquer estágio de comprimento da barba, desde as mais curtas, até as mais longas.
Durante o dia, a ação de vários intempéries, com sol, suor, poeira e fricção resulta em detritos microscópicos que acabam acumulados sobre a pele. Depósitos de células mortas, bactérias e até fios soltos agem na cútis, o que pode causar coceira. A longo prazo, uma barba constantemente suja, mal higienizada, pode acabar até sofrendo de caspa. E, a partir daí, a coceira entra em um efeito dominó, sendo causada justamente pelo acúmulo de "flocos" de descamação entre os fios.
Uma limpeza adequada é o primeiro e mais simples passo para se livrar da sujeira na região. Se for possível, adquira um shampoo específico para a barba, a fim de remover os detritos acumulados citados anteriormente. Este produto é especial pois o PH do rosto é diferente do couro cabeludo. Assim, ele é feito para agir sem agredir a cútis da face, e ainda hidrata os fios da barba, tornando-os mais maleáveis para amenizar o efeito de fricção e "esfregamento" sobre a pele.
Após lavar e deixá-la bem seca, aposte óleo para barba para aliviar a coceira. O uso deste produto traz diversos benefícios para combater o problema: hidrata a pele por baixo da barba, evitando o ressecamento, e amacia os pelos, reduzindo o incômodo pelo contato deles com a pele. Estes fatores também agem contra o surgimento de caspa e pelos encravados na superfície do rosto.
por João Vítor Castanheira
Gillette Fusion ProGlide
COMPRARGillette Proglide Flexball
COMPRAREspuma de Barbear Gillette...
COMPRARGillette Fusion Proglide - 4...
COMPRAR