Trabalhar em casa tornou-se a realidade por parte da população devido a pandemia da Covid-19. Como muitos homens não têm muita ou nenhuma experiência com esse modelo de trabalho, é comum que sejam cometidos alguns deslizes, principalmente no início. Para evitar problemas, selecionamos cinco erros que podem ser cometidos e que devem ser evitados durante o homeoffice. Confira!
Trabalhar em casa de pijama é um dos erros mais comuns que podem ser cometidos durante o homeoffice, isso porque essas peças acabam trazendo a sensação de folga para o seu cérebro. Trocar de roupa antes de iniciar as suas atividades do trabalho pode estimular e melhorar o desempenho das suas funções. Mas, é fundamental que você escolha peças confortáveis para trabalhar.
Não ter uma rotina de trabalho é um dos grandes erros que podem ser cometidos durante o homeoffice. Estimule um horário para o início e o fim das suas atividades, mesmo que o seu trabalho não exija isso. Delimitar horas do dia deixadas ao trabalho ajuda a evitar o cansaço e a sensação de estar sempre trabalhando.
A escolha do ambiente para realizar as suas atividades é muito importante. Um dos erros que podem acabar com a sua produtividade do homeoffice é escolher o sofá ou cama como local de trabalho. Mesmo que sejam altamente confortáveis para fazer as tarefas, você ficar com a postura incorreta e isso podecausar dores nas costas e desconforto. Além disso, esses locais fazem parte de ambientes mais propícios ao descanso e à perda de atenção.
Se você mora com outras pessoas, é provável que esteja com a casa cheia durante a quarentena. Com isso, você acaba tendo que lidar com outro grande empecilho que é o aumento do movimento do seu lar. Para evitar problemas, é essencial que converse com todas essas pessoas, até mesmo as crianças, para explicar que você continua trabalhando mesmo estando em casa. Tente alinhar os horários da casa para conseguir ter um pouco mais de silêncio durante a sua jornada de trabalho.
Trabalhar em casa também pode influenciar negativamente a sua alimentação diária. Com a geladeira e o armário da cozinha tão próximos, pode ficar mais difícil resistir a lanchinhos e à perda de um horário fixo para a sua alimentação, além do aumento do consumo de doces e produtos industrializados. Mas toda essa situação tende a afetar diretamente no desempenho das suas funções e até mesmo causar uma série de problemas para a sua saúde. Para evitar isso, você deve adotar um horário para a sua alimentação e ficar atento aos seus hábitos. Busque se alimentar a cada três horas regularmente. Substitua os biscoitos, bolos e pães por frutas. Não esqueça de beber água com frequência para evitar a desidratação. O recomendado é que você consuma pelo menos dois litros por dia. Deixe uma garrafa com água sempre cheia na mesa de trabalho para sempre se lembrar de se hidratar.
Por: José Thomé