Manter o seu cabelo saudável e bonito é uma tarefa que demanda uma rotina de cuidados específica. Entretanto, alguns hábitos do seu dia a dia podem comprometer os resultados. Na maioria das vezes, praticamos essas ações involuntariamente ou por falta de informações sobre o assunto. Para que você acerte na hora de tratar os seus fios, listamos cinco hábitos que podem colocar o seu cabelo em risco. Confira!
É possível que você use shampoo e condicionador todos os dias por que quer manter os fios capilares limpos, mas isso pode estar atrapalhando o seu visual. Lavar todos os dias pode deixar o cabelo ressecado ou causar o efeito rebote, que é quando o corpo tenta compensar o ressecamento produzindo oleosidade em excesso. Um bom jeito de evitar isso é lavar apenas duas vezes na semana para que consiga remover os resíduos indesejados acumulados na extensão capilar, mas ainda deixar o cabelo com um pouco do óleo natural produzido pelo corpo.
Um erro muito comum entre os homens é utilizar qualquer cosmético na sua rotina de cuidados, ignorando as recomendações e os ingredientes presentes. Isso deixa os fios propensos a sofrer com o ressecamento, falta de brilho e até mesmo excesso de oleosidade. Sempre use produtos recomendados para o seu tipo capilar para garantir que vai entregar os nutrientes necessários para os fios capilares durante os procedimentos.
Um hábito muito popular na rotina de cuidados que pode prejudicar o seu cabelo é esfregar a toalha na hora de secar o cabelo. Esse atrito, que pode parecer bem fraco e inofensivo, pode tirar a definição do seu cabelo e deixá-lo mais frágil e quebradiço. Seque o seu cabelo com uma toalha macia e com movimentos leves para tornar a ação mais apropriada.
Os finalizadores são produtos indispensáveis na rotina de cuidados masculina. Eles podem ser usados para garantir que o cabelo fique com aspecto desejado por mais tempo. A questão é que esses cosméticos possuem componentes químicos que ao serem usados com muita frequência podem trazer um aspecto seco para os fios ou até mesmo provocar a queda. Procure usá-los em ocasiões importantes e prefira os com textura mais leve. Evite os que contêm ingredientes como o álcool, que tendem a ressecar e irritar o couro cabeludo.
Outro hábito que muitos homens têm e pode trazer sérios problemas é o de não higienizar os pentes e escovas com frequência. Essas ferramentas devem ser lavadas pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias para evitar o acúmulo de resíduos indesejados, deixando-as suscetíveis à proliferação de bactérias. Comece removendo os fios presos na superfície. Depois lave com água corrente e sabão. O indicado é que deixe de molho por alguns minutos, o tempo vai depender do seu material. Depois enxague e deixe secar.
Por: José Thomé