Engana-se quem pensa que os chinelos são itens muito básicos que não podem ser incorporados em produções mais estilosas. Na verdade, uma das vantagens deles é que podem ser adotados por homens de diversos estilos e em variadas ocasiões. Outro ponto que pode explicar a popularização do chinelo no público masculino é sua praticidade, conforto e leveza. Há uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado e, com isso, muitos homens ficam na dúvida sobre qual o modelo adotar na hora de criar os seus looks. Para ajudá-los nessa missão, selecionamos alguns truques para conseguir usar esses calçados de maneira estilosa e autêntica. Confira!
Os chinelos tendem a trazer um ar mais despojado para a sua produção e, por isso, são ideais para os dias mais quentes e para ocasiões mais casuais, como os dias de folga, home-office e bar com amigos. Mas isso não quer dizer que esses calçados não possam aparecer em produções com uma estética um pouco mais formal. Eles podem, por exemplo, compor um look para um casamento na praia, porque o dress code permite maior flexibilidade na hora de se vestir. No entanto, para não parecer caricato, você deve ficar atento a uma série de cuidados na hora de escolher o modelo a ser usado.
Existem diversos modelos de chinelo e cada um deles é mais recomendado para um estilo e ocasião. Por isso, antes de incluir um calçado desses na sua produção, fique atento a alguns detalhes, como material e design. Se você está querendo criar uma produção suave e fresca para os dias mais quentes, opte pelos feitos de borracha, eles são fáceis de serem encontrados, confortáveis e apresentam uma boa relação custo-benefício. Além disso, trazem um ar mais urbano para o seu visual. Em relação à cor, você pode variar de acordo com seu gosto pessoal. Vale destacar que eles não devem ser usados em ambientes que exigem maior formalidade, porque eles são extremamente casuais. Para os que desejam criar um visual moderno e casual, o modelo slipper é o mais indicado. Eles apresentam um design descolado, esportivo e tendem a dar "up" em qualquer look básico. Os mais indicados para compor produções são os de cor neutra e sem estampas ou logomarcas.
Para os homens que querem adotar esses calçados, mas sem perder a elegância, os modelos feitos em couro são ideais. Eles apresentam um custo mais alto quando comparados aos chinelos mais simples discutidos acima, mas, em contrapartida, apresentam uma durabilidade maior e um bom acabamento, que agrega muito ao aspecto sofisticado - sem perder a casualidade - que possuem. O segredo para elevar o estilo ao adotá-los é optar pelos de tonalidades neutras, preto e marrom.
A combinação de short ou bermudas com chinelos é a melhor alternativa e também a mais popular entre o público masculino. Mas existem também os que gostam de sair do óbvio e apostar nas calças na hora de usar esses calçados e não há nada de errado nisso. Pelo contrário, isso pode deixar o seu look com mais personalidade. No entanto, é importante prestar atenção em alguns detalhes para não construir um visual de gosto duvidoso. Escolha uma calça com bom caimento ao seu corpo, dê preferência aos modelos mais justos ou retos. Fique atento à barra da peça, a melhor alternativa é sempre dobrar e deixar os tornozelos em evidência, porque deixa um ar mais fashionista, que combina com a "ousadia" despojada dos chinelos. Prefira adotar os modelos de couro, porque funcionam em maior harmonia nesses casos. No caso, da parte superior, você pode apostar em uma camiseta branca ou até mesmo uma camisa de colarinho cubano, se quiser algo mais estiloso.