Que atire a primeira pedra o homem que nunca temeu a calvície. Mesmo com uma pesquisa apontando que mulheres acham homens careca sexy, essa condição é sempre um pesadelo no universo masculino. Por isso, as 42 milhões de pessoas que sofrem com o problema no Brasil - que incluem mulheres, embora com menos frequência - muitas vezes acreditam em mitos e apostam em tratamentos mirabolantes. Pensando nisso, o #P resolveu esclarecer os mitos em torno do problema:
Mito. Lavar os cabelos todos os dias só livra o couro cabeludo dos fios que já estavam predispostos a caírem. Com a limpeza profunda e a massagem com as mãos, estes cabelos se desprendem, não havendo nenhuma relação com a alopecia (calvície).
Mito. O uso de bonés e chapéus com frequência não tornam a doença mais aguda ou ajuda na sua progressão. No máximo, se o seu cabelo for/estiver oleoso, é possível que isso contribua para a descamação (caspa), o que, no auge, pode ocasionar queda de fios. Mas nada que não seja resolvido com uma boa higienização após longos períodos de uso. Ou seja, o boné, por si só, não contribui para calvície.
Mito, pelo contrário. A luz solar pode contribuir para o crescimento do fio, e influencia na sua qualidade. Nos meses frios, os sensores de luz localizados na pele recebem menos luminosidade. Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. O que deve ser feito é o uso de filtro solar para o couro cabeludo que já perdeu fios.
Depende. Em apenas 3% dos casos, segundo a bula da Finasterida - famoso remédio contra calvície - há efeitos como disfunção erétil e redução do líbido, os quais se revertem com a interrupção do medicamento. No entanto, isso costuma estar relacionada à alta dosagem do princípio ativo (versão de 5 mg). A versão de 1 mg, indicada para alopecia androgenética (causada por fatores genéticos), é liberada para tratamento tanto nos EUA, como no Brasil. Aqui, o medicamento é usado legalmente há 20 anos e é considerado seguro.
Verdade. O estresse, além de vários outros efeitos sobre o organismo humano, pode levar ocasionar alteração nos níveis hormonais, o que está diretamente relacionado à queda dos fios.
Depende. O produto não tem efeito algum se a causa está relacionada a falta de vitaminas, doenças no couro cabeludo, estresse, anemia ou problemas hormonais. Na verdade, ele previne a queda e não acaba com ela, apenas mantém a limpeza no couro cabeludo, evitando assim a proliferação de fungos e bactérias. Dessa forma, o cabelo fica mais forte e em alguns casos a queda pode ser reduzida.
por João Vítor Castanheira
Gillette Fusion ProGlide
COMPRARGillette Fusion ProShield
COMPRAREspuma de Barbear Gillette...
COMPRARGillette Fusion Proglide - 4...
COMPRAR