Estar confortável e estar estiloso não são objetivos opostos. Cada vez mais, o mundo da moda masculina vem mostrando que sim, é possível unir estas duas propostas em uma só peça ou calçado. Por exemplo, os tênis esportivos têm sido frequentementeutilizados para compor estilos casuais, urbanos. As calças de moletom também têm integrado mais as ruas, deixando de lado a crença de que só podem ser usadas em casa. Há, também, a calça saruel masculina, que tem um estilo bem diferenciado. Você sabe como e onde utilizá-la no dia a dia? Caso ainda não saiba, então venha se informar na matéria abaixo!
Ainda não sabe identificar uma calça saruel, por não estar tão familiarizado com esse tipo de peça? Então, eis aqui uma ótima oportunidade para você dar uma chance a ela. A calça saruel é caracterizada por possuir um cós bem baixo, o que permite que você tenha uma boa amplitude e flexibilidade de movimentos nas pernas. Por isso, ela é bastante utilizada pelos yoguis, que são os praticantes de yoga, como por aqueles que dançam hip hop, o que também lhe confere um caráter esportivo.
Para entender um pouco mais a fundo sobre a história dessa calça e do que ela transmite visualmente, nós entrevistamos a personal shopper Adriane Marques, que nos revela os seguintes detalhes: "A calça saruel é sugerida para todas as pessoas que buscam uma imagem jovem com informação de moda. Ainda, sua origem é africana, e inicialmente ela foi utilizada nas práticas esportivas devido ao conforto que proporciona. Hoje, a calça saruel continua sendo indicada para esporte, mas ao longo da sua história foi sendo descoberto que, dependendo do tecido e da versão, ela podia servir para outras ocasiões. Atualmente, você encontra uma variedade de opções na moda, em que cada uma atende diferentes ocasiões", sugere.
Se você está pensando que a calça saruel é despojada demais para o seu estilo e perfil, mas ainda assim você gostaria de ter o benefício de poder vestir uma peça tão confortável, fique tranquilo. Homens que prefiram um visual casual mais discreto, que se aproxime mais do estilo formal, têm nas calças lisas, sem estampa, e confeccionadas em tecidos como o algodão, uma boa aposta para tornar o visual mais discreto. Assim, com uma calça saruel em cores neutras, como o branco, preto, bege e azul-marinho, por exemplo, você consegue unir o melhor dos dois mundos nessa peça, que além de estilosa também preza pelo conforto. É possível encontrar alternativas em que essas calças possuem bolsos bem marcados, com costuras e cortes mais retos, aproximando-se do formal.
Outra boa dica para deixar a calça saruel com uma aparência mais estruturada é evitar as que são feitas em tecidos como o tactel, que lhe conferem uma pegada mais esportiva. Marques reafirma essa visão e indica mais itens que podem complementar seu visual: "Aposte em tecidos estruturados, mais encorpados para usar fora da academia, pois eles trazem elegância para esta calça e te colocam, automaticamente, em um look casual chic. Misture a peça com camisetas básicas, camisas polo, tênis branco. Acrescente pulseira, corrente ou o que desejar para essa região. Os acessórios podem reforçar a intenção de jovialidade dessa calça e dão uma presença a mais no estilo".
Para que você se certifique de estar utilizando corretamente uma calça saruel, outro detalhe importante é conferir se o seu biotipo se encaixa direitinho nas medidas desta peça. Dois exemplos nítidos conseguem ilustrar bem o que estamos querendo dizer: caso você seja magro, a calça saruel, naturalmente pelo seu aspecto mais largo e solto, é responsável por fazer sua silhueta parecer mais alongada. Ou seja, você parece mais alto e mais magro, justamente pelo excesso de tecido que se concentra na região dos quadris e das canelas.
Então, caso você se incomode com essa questão, é só apostar em uma calça saruel de cós médio, que ainda assim vai te permitir uma boa flexibilidade de movimentos. Já se você possui as canelas bem grossas, a calça saruel, mesmo que esteja no tamanho padrão do manequim que você costuma utilizar, pode ficar um pouco justa e até ressaltar o tamanho das suas pernas. Então, a dica é experimentar um número acima do seu antes de comprar, e compará-lo com o que você veste usualmente.
Adriane Marques é Consultora de imagem e Estilo, pós-graduada em Moda. Atua presencialmente em Curitiba e Região, e também online. Instagram | Site
Por: Bruno Mourão