O homem moderno não se contenta em apenas usar shampoo para cuidar do cabelo. Produtos como gel, pomada e cera estão ficando cada vez mais comuns na rotina de grooming e muitos homens estão buscando informações sobre o uso e as diferenças entre esses produtos. Para tornar sua rotina de cuidados capilares mais eficiente e simples, separamos um guia básico sobre quando e com qual objetivo você deve usar cada produto!
A pomada é um produto que destina-se a manter os fios do cabelo alinhados, com uma aparência brilhosa, mas sem tornar o cabelo enrijecido. Pelo contrário: os fios ficam flexíveis e é possível estilizá-los da forma que você quiser. O pompadour, por exemplo, se dá bem com as características da pomada, já que o produto ajuda a sustentar a altura e a forma dos fios nesse penteado.
A maior parte das pomadas no mercado é à base de água, por isso, ela é uma boa opção para ajudar na hidratação e fixação de cabelos secos. Outra possibilidade é que você as utilize com o cabelo molhado, para obter fios brilhosos, mas com uma fixação menor.
As ceras são responsáveis por trazer um acabamento fosco e de fios secos, mas possuem a fixação forte. Por isso, são ideais para realizar penteados desarrumados, com fios que permaneçam "fora do lugar" de propósito. Ou, ainda, servem para quem quer um cabelo arrumado, mas dando a impressão de que não fez muito esforço para consegui-lo. Elas são suaves, não são pegajosas e devem ser aplicadas no cabelo seco. Como a finalização dela é matte, é recomendada para fios oleosos e finos, já que pode engrossar o cabelo e, assim, dar textura aos fios.
Geralmente transparente e com uma consistência mais líquida, o gel deixa os fios duros e com brilho. Por isso, se o seu estilo é old school e você busca remeter seu visual aos cortes clássicos, como o repartido ao lado, o penteado para trás e o razor part, o gel é uma boa pedida, já que deixa os fios juntos. Para melhorar a fixação, invista em géis leves caso tenho fios finos, e nos mais espessos caso seja o dono de frios grossos.