Homens de cabelos crespos que começam a ciodar dos seus fios podem encontrar algumas dúvidas nesse começo. Durante a pandemia, isso pode ser ainda mais difícil, com os salões e barbearias fechados para evitar o contágio. Os fios crespos apresentam uma textura mais fina e são muito mais propensos a sofrer com a quebra e o ressecamento. Por isso, mesmo durante a quarentena é essencial que mantenha uma boa rotina de cuidados para garantir um aspecto mais saudável para suas madeixas. Se você está querendo saber como tratar desse tipo cabelo em casa nesse período, continue lendo que selecionamos algumas dicas.
Continue com a sua rotina de cuidados durante a quarentena para garantir uma boa aparência aos fios. Um dos cuidados que deve tomar nesse período é manter o seu cronograma capilar, porque os fios crespos tendem a sofrer muito o ressecamento. Para evitar esse problema é essencial que você intensifique a rotina de hidratação nesse período, use esse tempo livre em casa para fazer massagens e usar máscaras capilares para devolver nutrientes aos fios. Tente pelo menos três vezes na semana hidratar o seu cabelo. Se você não possuir um calendário de cuidados com o cabelo, crie um que inclua dias de hidratação, de reconstrução e nutrição. A quantidade desses procedimentos no mês vai depender das necessidades do seu cabelo.
A umectação capilar é uma técnica que deve fazer parte da rotina de cuidados dos cabelos crespos. Ela tem como objetivo recuperar fios danificados usando óleos vegetais. Um dos melhores óleos para ser usado nesse procedimento são os feitos de rícino, porque são ricos em propriedades hidratantes que não só auxiliam na recuperação, como também combatem a caspa, queda e estimulam o crescimento capilar. Faça esse procedimento periodicamente para conseguir um melhor resultado, mas nunca diariamente, porque isso pode intensificar a produção de sebo e deixar o seu cabelo oleoso. Para fazer a umectação é bem simples: basta aplicar o óleo nos fios, mecha por mecha. Deixe agir por cerca de duas horas e, em seguida, enxágue com água fria ou morna.
Usar sempre os produtos indicados para o seu tipo capilar é uma das melhores maneiras de evitar problemas e garantir a melhor aparência aos fios. Evite usar shampoo e condicionadores que não sejam recomendados para cabelos crespos para mantê-lo saudáveis. Fique atento os rótulo dos produtos e certifique-se encontrar os itens que melhor atendam a sua necessidade. Jamais higienize os fios com sabonete, porque isso pode ressecar e até mesmo provocar outros problemas, como caspa. Tome cuidado também com as receitas caseiras, porque algumas podem causar o resultado oposto, prefira sempre use óleos vegetais misturando com mel ou aloe vera, porque apresentam propriedades que tendem a funcionar melhor nesse tipo capilar, mas sempre com cuidado.
Caso a esfoliação do couro cabeludo não faça parte da sua rotina de cuidados, esse é o melhor momento para incluí-la. Essa técnica faz uma higienização mais profunda da região, removendo as células mortas e outros resíduos indesejados, além de estimular a renovação celular. Procure usar um esfoliante mais suave para essa região e faça no máximo duas vezes por semana.
Por: José Thomé