O corte surfista sempre remete a um estereótipo muito característico, claro. Então, em um país que é rodeado por praias e regiões litorâneas, como o Brasil, é evidente que esse tipo de corte acabou caindo no gosto dos homens mais jovens, e até mesmo dos mais velhos. Para falar melhor sobre as diferenças entre esses tipos de cabelo, entrevistamos o barbeiro profissional, Lucas Rocha, da Barbearia Jobim. "O corte asa delta era muito usado nos anos 90, principalmente entre as crianças", explica. "Ele se caracteriza por possuir a lateral baixa e com a parte do alto da cabeça por igual. Ele pode ser usado partido ao meio ou, em casos do cliente possuir um cabelo muito liso, com os fios soltos e caídos com franja", afirma o barbeiro.
Já o estilo surfista trata-se, basicamente, do mesmo tipo de corte masculino com um porém: ele geralmente é mais indicado para quem busca um visual de surfista, podendo optar por um efeito dos fios com luzes ou com shampoos próprios para o clareamento capilar. "Os dois cortes não apresentam uma grande diferença. A finalização deles é bem semelhante, podendo fazer até um degrade na parte lateral e parte de cima manter os fios retos e bem conectados. Apenas o nome do corte que foi alterado ao decorrer dos anos", revela o profissional, justificando o motivo de tanta gente confundi-los.
É muito comum que alguns penteados sejam mais indicados para um tipo específico de fios de cabelo. No caso do asa delta ou surfista, ele é utilizado na maioria das vezes em quem possui cabelos mais lisos, mas vale destacar que nada impede que quem possua outro tipo de cabelo também possa aderir ao corte. "O cabelo ideal, onde o corte se encaixa melhor, é no cabelo liso, claro. Mas ele pode ser usado até nos fios mais ondulados", diz o barbeiro. Lembre-se sempre de conversar com algum profissional da sua confiança para avaliar qual tipo de corte se encaixa melhor em você.
Podemos sempre lembrar do tradicional asa delta por conta das diversas insistências para a manutenção desse corte em nossa infância. Só que, atualmente, com as mais variadas redefinições da barbearia no geral, esse estilo foi reinventado junto de outros cortes mais modernos e passou a fazer parte também da vida adulta de diversos homens. Isso quer dizer que mesmo que ele seja um corte antigo e comumente associado à crianças e adolescentes, ele pode ser usado por clientes mais velhos, ajudando a criar uma aparência mais jovem.
Lucas Rocha é barbeiro profissional da Barbearia Jobim, na Rua Pernambuco, 381 - Engenho de Dentro, Rio de Janeiro - RJ. Facebook | Instagram
Por: Yan Rocha