Seja por gosto ou necessidade, muitos homens, em algum momento de suas vidas, optam por ostentar um corte de cabelo social, mais sóbrio e "profissional". Existe uma vasta gama de modelos que você pode escolher, principalmente para cabelos lisos, o que deixa os crespos um pouco à margem. Contudo, há ótimos cortes sociais perfeitos para esses fios, capazes de transmitir seriedade e elegância com um toque mais formal. Para demonstrar melhor quais modelos ficariam legais nos seus cabelos crespos, nós conversamos com o barbeiro profissional Marcelo Rodrigues, da Barbearia Club.
Antes de saber qual estilo fica melhor nos fios crespos, é preciso entender o que exatamente é cortar os cabelos de forma mais social. "O corte de cabelo social é caracterizado por um aspecto mais limpo, sem muitas linhas e detalhes", explica Marcelo. "É um corte mais específico e prático para o dia a dia." Por isso, não há muito espaço para estilos mais complexos, com degradê ou riscas de navalha. Costuma acompanhar o formato da cabeça, facilitando manutenção e arrumação e cumprindo a praticidade proposta.
Houve uma época em que não havia muitas opções de corte para homens de cabelo crespo. Não raro, inclusive, recorriam ao alisamento para adotar outros estilos. Mas, diante das inúmeras novas modas de hairstyling masculino e tendências expressivas, esse quadro felizmente mudou, ampliando o leque. "Hoje em dia, existem vários estilos para cabelos crespos, desde os mais detalhados até os mais simples e sociais", confirma o barbeiro. "Um estilo de corte mais social para este fios é o militar, com laterais mais baixas e o topo um pouco maior. Outra boa opção é o afro natural mais baixo, de curto para médio, sem detalhes ou linhas, de forma a não exigir muitos cuidados diários como creme, hidratação e tudo o mais." Também é possível adotar um buzzcut, o mais prático de todos, ou até raspar tudo.
No ambiente profissional, às vezes o chefe pode implicar com o corte de cabelo. Com o combate ao racismo e a luta pela maior presença de pessoas negras em posições de poder dentro de empresas, isso tem sido cada vez menos um problema. Então, muitos homens de cabelo crespo têm mais liberdade para inovar, ostentando cortes mais complexos e diferenciados no ambiente corporativo. Contudo, estes estilos naturalmente descartam a praticidade característica do cabelo social e podem mesmo ser um empecilho numa rotina corrida. "O flat top, por exemplo, é um corte mais trabalhado, que exige cuidado e arrumação maiores, o que já não o torna um corte social", alerta Marcelo. Mas, se você não se incomoda com isso e consegue manter o cuidado em dia, vá em frente! O importante é ter personalidade.
Marcelo Rodrigues é barbeiro profissional da Barbearia Club, situada no bairro Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro. | Instagram .
por Daniel Schulze