Não é difícil perceber isso: normalmente quando alguns fios destoam dos demais, pode se tratar de cabelo quebrado. Para nos explicar melhor sobre esse tipo de problema, conversamos com a cabeleireira profissional Michelle Zettel, que diz: "Geralmente são fios menores e bem ásperos. É fácil de identificar porque eles quebram em partes específicas, como na frente e nas pontas."
Dedicar uma parte do seu dia para tratar e cuidar do seu cabelo é uma tarefa extremamente necessária. Isso permite tratar possíveis danos e até mesmo evitar queda. Produtos próprios para hidratação capilar são fáceis de se encontrar, mas tenha em mente que não vale utilizá-los somente quando o cabelo já aparenta ter problemas, porque isso pode não dar muito resultado. "As hidratações, reconstruções e nutrições são importantes para manter um cabelo saudável, mas não são capazes de recuperar o fio partido", informa a profissional". Esse cuidado tem que ser feito semanalmente, justamente pra evitar que o cabelo fique quebradiço. Fazendo um cronograma capilar, você vai estar devolvendo pro cabelo tudo que ele precisa. Água, nutrientes, proteínas e lipídeos", conclui.
Com uma tendência cada vez maior de homens que adotam o cabelo colorido, é preciso entender que, ao descolorir os fios, é possível que eles sofram danos visíveis com o decorrer do tempo. "A nutrição e reconstrução dos fios funciona para cabelos sensibilizados, aqueles que acabaram de passar por processos químicos de coloração ou descoloração", fala a cabeleireira. A reconstrução é um passo importante, mas não pode ser feita em excesso. "Com reconstrução e cauterização devolvemos queratina e aminoácidos, que fazem parte da composição do cabelo. Isso ajuda a reparar fissuras do fio causadas por processos químicos. Mas apesar dos benefícios, não é indicado fazer reconstrução toda hora, isso pode dar o efeito contrário e danificar o fio", recomenda Michele, que ainda destaca a importância de conversar com algum profissional de confiança para que ele identifique a sua necessidade e possa ajudar a resolver o seu problema.
Para conseguir um resultado satisfatório também será necessário mudar algumas atitudes bem comuns no nosso dia a dia. Tomar banho com água muito quente, pentear os fios de forma indevida e dormir após lavar a cabeça são alguns pontos que devem ser evitados. "A água fria faz muito bem pro cabelo, isso porque ajuda a selar as cutículas e absorver melhor os nutrientes da máscara, ou condicionador", informa. Já ao pentear é preciso pôr em prática movimentos corretos e leves. "A maneira correta para pentear o cabelo é sempre de baixo pra cima! Assim você já se livra dos nózinhos que sempre aparecem nas pontas e consegue escovar o cabelo sem precisar de força", indica Michelle, que também recomenda: "É bom também evitar prender e dormir com o cabelo molhado, pois pode mofar os fios e até parti-los".
Michelle Zettel é cabeleireira com formação profissional e atende à domicílio. Instagram
Por: Yan Rocha