A barba e o cabelo são responsáveis por modificar a aparência dos homens. Por isso, é comum notar diversos produtos e cuidados criados especialmente para essas duas áreas, muitas vezes classificados com o rótulo de "grooming". Apesar de existir shampoo, balm e óleo para a barba, você pode estar deixando de lado um aspecto importante que pode prejudicar a saúde e a aparência dos fios, que é a proteção contra o sol. Se você ainda tinha dúvidas sobre a real necessidade de proteção solar nessas áreas, confira agora as dicas de Jay Alexandre, da Beard and Co., e tire todas as suas dúvidas.
Caso você ainda não tenha se convencido dessa questão, saiba que os pelos da barba e os cabelos, quando expostos ao sol sem proteção, podem ficar ressecados e até mesmo mais claros. Mas estabelecendo as proteções adequadas, com os produtos e itens certos, você evita quadros como esse. "Os raios solares são prejudiciais se houver uma exposição exagerada. Com o calor dos raios UV, a desidratação pode eliminar quase toda as moléculas hídricas no fio, daí o ressecamento e mudança de cor nos fios. Por isso, proteger o cabelo com leave-in e a barba com balm é fundamental para este objetivo", explica o profissional. Ainda de acordo com Alexandre, existem clientes que buscam uma assessoria mais complexa e, daí em diante, shampoo e condicionador para cabelo e para a barba que contenham nutrientes e aminoácidos essenciais para o embelezamento são determinantes para concretizar esta busca.
Se você quer saber o que pode fazer para manter os fios da barba e do cabelo hidratados, mesmo quando expostos à luz solar, o segredo está nos chapéus. Ainda assim você deve evitar a exposição prolongada ao sol. "De antemão, o recomendado é que você jamais exponha os fios por muito tempo ao sol. Havendo previsão de exposição demorada, nada como o uso de um bom chapéu! Sempre é melhor mantê-los hidratados com algum leave-in, por eles serem mais leves que os tradicionais cremes de pentear", recomenda Jay. Sobre os cabelos longos, os cuidados devem ser redobrados, já que o comprimento de fios mais longos tornam-se mais suscetíveis aos danos solares."O meio e ponta dos fios pode não receber a mesma irrigação de nutrientes e óleos provenientes do couro cabeludo, dessa forma, os agentes externos como cremes e séruns podem não ser tão eficazes", alerta o barbeiro.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Facebook