Uma tendência em particular está mudando, literalmente, a cabeça de muitos homens: o cabelo colorido. O estilo que surgiu com o movimento punk na década de 70 voltou com tudo nos últimos anos e é cada vez mais observado, tanto no dia-a-dia, como em estrelas brasileiras e internacionais. Azul, verde, roxo, rosa, não importa: como deixar suas madeixas cheias de cor e chamar atenção por onde passa? O #P te ensina agora:
Para tingir o cabelo de tons vivos e coloridos, é necessária uma base clara para que a coloração saia perfeita. Assim, a descoloração (ideal para cabelos virgens) preferencialmente deve ser realizada o em um salão com profissionais treinados e capacitados, pois é tapa com mais potencial para agredir e danificar os fios.
Após a descoloração, que deixa o cabelo estava um amarelo palha, aplica-se um produto para para matizar, ou seja, branquear os fios sem danificá-los. Principalmente para frios como azul, verde ou violeta, é necessário que as madeixas estejam platinadas e com fundo mais puxado para o cinza que para o amarelo.
Busque inspirações e dicas para escolher a cor. Após definir o tom de sua preferência, é importante ainda perguntar ao profissional sobre como tal coloração irá reagir no seu cabelo.
Se o processo for realizado em casa, use um creme bem consistente ou vaselina para proteger sua pele, assim ela não ficará manchada. Na hora da aplicação, use luvas. A etapa de coloração é bem rápida, durando cerca de 20 minutos.
Após as primeiras lavagens, tome cuidado para que toalhas e roupas não fiquem manchadas, pois a tinta pode soltar um pouco. Por isso, prefira panos velhos e coloridos. A fim de amenizar esses efeitos, cremes e fixadores de cor podem ajudar a reduzir o desbotamento.
Para todos os cabelos, principalmente os que passam por processos químicos, a hidratação é a chave do sucesso. Utilize shampoos e condicionadores específicos para cabelos coloridos ou ressecados, sem sal. Além disso, não exagere na água quente, nem no secador, pois isso resseca ainda mais os fios. .
A maioria das tintas chamadas "fantasia" encontradas no mercado agem de forma superficial nos fios, como uma espécie de tonalizante . Estas tintas não têm amônia e água oxigenada que, nas tintas convencionais, servem para abrir as escamas do cabelo e "revelar" a cor. É justamente por conta dessa ação mais superficial, que a fixação das tintas coloridas não costuma ser das melhores. Assim, é necessário realizar retoques a cada 15 ou 20 dias.
por João Vítor Castanheira