Ninguém pode negar que o corte blindado tem feito bastante sucesso, e é justamente por isso que muitos homens passaram a conhecer muito bem sobre esse estilo de cabelo. No entanto, em alguns nichos esse corte ainda não é muito comentado, o que pode gerar algumas dúvidas. Para nos esclarecer melhor sobre como é feito esse modelo de cabelo, entrevistamos o barbeiro profissional, Cristiano Leite, que é especialista no blindado. "O primeiro passo do blindado é a escovação. Depois, com o uso de uma chapinha, o cabelo é deixado mais definido para que ele fique bem montado e fixo na finalização", informa o barbeiro. Ele também diz que a ideia principal por trás desse estilo é a manutenção do cabelo bem alto com algumas mechas coloridas e com as laterais mais baixas.
Para conseguir reproduzir esse tipo de cabelo em casa será necessária muita habilidade de corte e uso de itens como laquês e tonalizantes. "O cliente dificilmente vai conseguir fazer o corte blindado em casa, mas se ele manter alguma prática poderá tentar fazer", diz Cristiano. O mais indicado é procurar um barbeiro de confiança para fazer qualquer corte, porém se você gosta de se aventurar e quer tentar fazer um penteado diferenciado em casa, precisa entender que no corte blindado é necessário utilizar produtos específicos de muita qualidade. Após remover boa parte das laterais do cabelo, o deixando muito próximo de um undercut, é preciso moldar o cabelo masculino da forma que você deseja com uma pomada ou gel. Depois disso, o uso de um fixador é indicado para que seja possível dar a sustentação necessária aos fios, que podem ser coloridos com tonalizantes spray.
Agora que você já sabe um pouco sobre o universo do blindado, deve estar se perguntando de quanto em quanto tempo deve realizar a manutenção desse tipo de corte masculino, certo? Bom, manter esse estilo de cabelo é algo que exige muita precaução por conta da sua finalização, que é um processo bastante delicado e que pode ser desmontado com facilidade após a lavagem dos fios. Portanto, quem deseja manter esse corte por mais tempo deve entender que a água se torna quase um tipo de inimigo. "O cuidado que o cliente precisa ter é de não molhar o cabelo", alerta o profissional. O tempo de uso costuma se estender ao máximo por 5 dias, mas que também pode variar dependendo de acordo com cada pessoa, segundo o barbeiro.
Cristiano Leite é professor de barbearia e barbeiro profissional na Escola & Barbearia JB, na Rua João Dionízio, 9 - Jardim Primavera, Leme - SP Instagram | Facebook
Por: Yan Rocha