Se você gosta de renovar o guarda-roupa de tempos em tempos provavelmente precisa dedicar uma parte do seu orçamento para comprar roupas novas, certo? Mas alguma vez já pensou em ir atrás de modelos usados? Brechós são muito comuns no universo feminino, mas nada impede que homens também utilizem este recurso na hora de ir atrás de roupas que você está precisando. Saiba por que fazer compras nesses lugares é uma boa ideia:
O primeiro motivo é bem simples: essa é sim uma alternativa muito econômica. Muitas vezes associamos brechós com roupas velhas, mas isso não é verdade. É bem comum que alguém tenha ganhado uma peça que não gostou ou mesmo está com aquela blusa que quase não usou e não cabe mais há muito tempo. São vários os motivos para alguém querer se desfazer de uma roupa, e é raro encontrar alguma que realmente apresente algum defeito. Então, que motivos você teria para não economizar?
Imagine a seguinte situação: alguém comprou roupas caras, emagreceu e agora não tem mais o que fazer com elas e por isso decide vendê-las em um brechó. Viu? Encontrar peças de marcas conhecidas não é nada incomum. Além disso, se você estiver em busca de uma roupa mais formal os brechós podem ser um ótimo lugar para iniciar a sua procura. Afinal, não é todo mundo que vai a eventos que pedem esse tipo de vestimenta o tempo todo, certo? Por serem pouco utilizados você pode comprar um modelo usado com cara de novo.
Se você gosta de peças mais estilosas e que muitas vezes não são vendidas em qualquer lugar, uma boa ideia é procurá-las nos brechós. Afinal, estamos lidando com pessoas de diversas gerações que querem se desfazer de seus produtos. Isso só aumenta as chances de você encontrar aquela peça que tanto busca e que ninguém mais vai ter.
Hoje o que não faltam são brechós online, que permitem que você compre roupas vindo até de outros países! Faça uma busca e procure locais que tenham as medidas detalhadas dos produtos, para evitar qualquer tipo de confusão quando elas chegarem na sua casa. Também fique de olho no sistema de troca. Afinal, muitas vezes a roupa parece ótima na foto, mas fica péssima no corpo.
Não é preciso plantar uma árvore para tomar uma medida ecológica. Reutilizar é uma das palavras chave quando falamos em sustentabilidade. Peças que poderiam estar indo para o lixo vão agora ser aproveitadas por outra pessoa, o que freia o consumo exacerbado e indiretamente evita a poluição do ar causada pelas grandes fábricas.
por Ana Carolina Porto