O Brasileirão 2015 chegou ao fim ontem e apesar do Corinthians ter sido campeão antecipado ainda restavam algumas definições de G4 e Z4. Na parte de cima da tabela, o São Paulo conquistou a última vaga da Libertadores ao bater o Goiás, que acabou caindo para a série B. Além de Joinville, completam os rebaixados Avaí e Vasco, que, apesar de terem empatado seus jogos, dependiam de uma complicada combinação de resultados que terminou livrando Figueirense e Coritiba da degola.
Para o Corinthians a partida contra o Avaí valia apenas para coroar ainda mais a temporada brilhante, já para o time catarinense significava a luta contra o rebaixamento após um ano na elite do futebol brasileiro. Quis o destino que o empate em 1 a 1, selado por Vagner Love, premiasse o campeão antecipado de 2015. Com o resultado, o time comandado por Tite estabeleceu nova marca de pontos no Brasileirão com 20 clubes: 81, superando o Cruzeiro, que fez 80 no ano passado.
Um golaço do atacante Rogério, aos 47 minutos do segundo tempo, sacramentou a vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, e salvou a temporada com vaga na competição internacional. Do outro lado, o time esmeraldino terminou a competição na vice-lanterna.
A surpreendente reação do Vasco nos últimos 15 jogos foi em vão. O empate por 0 a 0 no Couto Pereira eliminou o pequeno risco de rebaixamento que o Coritiba ainda tinha e empurrou o Cruz-Maltino para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro - foi a terceira queda do clube de São Januário em oito anos.
Além dos cariocas não terem feito sua parte, o Figueirense derrotou o Fluminense no Orlando Scarpelli por 1 a 0 e conseguiu se safar do descenso. Assim, termina mais uma edição do Brasileirão, que ano que vem terá o Botafogo de volta à elite do futebol nacional.
por Bruno Janot