Depois de seis anos, a "France Football' voltou a ter seu prêmio independente para o melhor jogador do mundo da temporada e fez mistério. Na manhã de ontem (23) a revista começou a divulgar os 30 candidatos, revelando cinco nomes de cada vez. Os favoritos Cristiano Ronaldo, Messi e Griezmann, claro, estão entre eles. Neymar, que corre por fora, é o único brasileiro postulante ao título. Além das estrelas, a presença de Vardy e Mahrez, dupla sensação do Leicester, inusitado campeão inglês da última temporada, foi tratada como uma grata surpresa. A data de entrega da Bola de Ouro ainda não foi divulgada, mas deve ocorrer ainda este ano.
Criada em 1956 pela "France Football" , a Bola de Ouro premiava apenas jogadores europeus até 1995, quando passou a aceitar vencedores de qualquer continente. Em 2010, a revista e a Fifa unificaram o troféu de melhor do mundo criando a Bola de Ouro Fifa, juntando votos de jornalistas, capitães e técnicos das seleções. Entretanto, no mês passado, a revista francesa anunciou o fim da parceria com a entidade que comanda o futebol mundial.
Após a posse do presidente Gianni Infantino, a revista francesa pediu 5 milhões de euros (R$ 17,5 milhões) à Fifa para continuar a parceria, proposta recusada pelo substituto de Joseph Blatter. No dia 9 de janeiro de 2017, a entidade, que também vislumbra mudanças para a próxima Copa do Mundo, voltará a entregar um prêmio seu, agora batizado de "Fifa's Best".Os prêmios que foram conquistados por Messi e Cristiano Ronaldo nas últimas 5 cerimônias serão computados como sendo da revista.
Além dos craques dos três grandes da espanha e das surpresas do campeonato inglês, Aubameyang (Borussia Dortmund), Agüero e de Bruyne (Manchester City), Diego Godín (Atlético de Madrid), Dybala, Higuaín e Buffon (Juventus) estão na relação. O goleiro, aos 38 anos, é o mais velho da lista. Neuer, Rui Patrício e Lloris - arqueiros de Bayern, Sporting e Tottenham, respectivamente - fazem companhia ao italiano.
Também estão na lista os zagueiros do Real Madrid Pepe e Sergio Ramos, Godín (Atletivo de Madrid) além dos meias Iniesta (Barcelona), Koke (Atlético de Madrid), Modric (Real Madrid), Toni Kroos (Real Madrid),Pogba (Manchester United) e Vidal (Bayern de Munique). O pontas Payet (West Ham) e Bale (Real Madrid), junto aos atacantes Ibrahimovic (Manchester United), Suárez (Barcelona), Muller e Lewandowski (Bayern de Munique), fecham o pelotão de frente da seleção do mundo.
por João Vítor Castanheira