Se você tem os pelos faciais mais grossos ou quer um visual mais cheio, o bigode chevron é o estilo ideal para você. O segredo para começar é prestar atenção no comprimento dos seus lábios e usá-los como referência para moldar o bigode. "Primeiro retira-se todos os pelos do cavanhaque e da barba, com exceção dos bigodes, é claro. Depois, define-se o volume do bigode, utilizando máquina de corte com pente número 1 ou 2 em movimento de cima para baixo. Por fim, apara-se os fios que estejam sobre o lábio com uma tesoura pequena", orienta o barbeiro Cristiano Oliveira, da barbearia Los Camaradas.
O bigode chevron vai muito bem em homens com rostos mais retangulares, isso porque os pelos ao longo dos lábios são uma ótima forma de ressaltar esses traços mais marcantes. Eles também podem ser uma ótima opção para quem tem um rosto mais fino, uma vez que o bigode ajudam a adicionar mais volume em direção às bochechas, reforçando assim a largura da face. Mas, segundo o Cristiano, na hora de adotar esse estilo é importante procurar um profissional, para, caso seja necessário, ele possa ser adaptado ao seu formato de rosto.
"Esse bigode pode ser considerado o mais popular entre todos os estilos, pois pode ser adaptado a qualquer tipo de rosto. O Chevron aparece em formato triangular ou trapezoidal, com espessura fina, média ou grossa. Geralmente seus fios são mais curtos na região abaixo do nariz e mais longos na parte próxima ao lábio superior. Essas opções garantem que barbeiro e o cliente possam definir juntos os detalhes e alcançar o melhor resultado", explica Cristiano.
Por ser um bigode mais volumoso, ele não exige que você apare tão frequente quanto outros modelos como o bigode lápis, por exemplo. Mas isso não quer dizer que você deixar os cuidados de lado. Para manter o formato sem correr risco de ficar com um visual desleixado é importante garantir que o bigode não tenha uma proporção muito maior ou menor que a parte superior da sua boca. Portanto, a manutenção deve ser feita em média a cada 15 dias. Outro cuidado imprescindível é a higienização correta dos fios, usando sempre um shampoo e condicionador específicos para evitar problemas como ressecamento e alergias na pele. Para dar aquele toque final e deixar os seus bigodes bonitos e saudáveis use também um balm, que ajuda a nutrir os fios, os tornando mais brilhantes e evitando as pontas duplas e o aspecto mal cuidado e rebelde do frizz.
Cristiano Oliveira é barbeiro na barbearia Los Camaradas (Centro -RJ). / Agende um horário
Por: Ramon Andrade