Se você ainda é um novato no mundo dos bigodes, uma boca dica é começar pesquisando os diferentes estilos existentes e procurar a ajuda de um especialista antes de decidir. "O auxílio de um barbeiro profissional é a melhor opção para quem quer alcançar o desejado bigode perfeito e entender sobre a sua manutenção", orienta o barbeiro Anderson Milanêz, da barbearia Los Camaradas.
A opinião de um especialista também é fundamental para entender se o estilo de bigode escolhido vai bem com o seu formato de rosto e com a imagem que você quer imprimir. Rosto mais finos, por exemplo, podem ser beneficiados por um modelo mais cheio, uma vez que os fios acima dos lábios alongam o rosto em direção às bochechas e ajudam a harmonizar os seus traços. Os bigodes também podem ajudar a compor o seu estilo, alguns modelos podem te deixar mais sério, outros dão um toque mais moderno e até ousado ao seu visual. Por esse motivo, é preciso cuidado para não escolher um modelo que possa se opor a imagem que você quer passar.
Segundo Anderson, para ter aquele bigode de dar inveja também é necessário incorporar alguns cuidados no seu dia a dia. "Para ter um bigode perfeito, é preciso dar aquele tapa caseiro e para isso são indicadas técnicas de finalização como lavar os fios com um shampoo específico para bigode e barba, hidratá-los e, por fim, aplicar uma cera para bigodes, que ajuda a moldá-los e tira o frizz", recomenda o barbeiro.
Muitos homens podem pensar que para ter o bigode perfeito basta deixar os pelos crescerem. Na verdade, a manutenção frequente é imprescindível para mantê-lo no formato certo e evitar aquele aspecto mais desleixado. Alguns estilos exigem que você os apare mais frequentemente que outros, por isso também é importante levar isso em conta antes de escolher o seu bigode. O bigode lápis, também conhecido como bigode fininho, exige cuidados praticamente diários. Já estilos que são mais cheios, como o chevron e o handlebar, podem ser aparados a cada sete dias.
É muito comum que na hora de raspar os pelos do bigode muitos homens não se preocupem em seguir ou não a direção em que os fios crescem, mas o que aparentemente pode ser apenas um cuidado simples e dispensável, pode facilitar a retirada dos pelos e é fundamental para evitar problemas de pele como alergias e irritações. Vale lembrar que antes de passar a lâmina sobre a sua pele, também é indicado usar água morna para amolecer os pelos e abrir os poros.
Anderson Milanêz é barbeiro na barbearia Los Camaradas./ Site
Por: Ramon Andrade