Chegar na barbearia para mudar o visual pode ser um divisor de águas na sua vida. Afinal, um determinado corte de cabelo pode fazer você parecer 10 anos mais jovem, como também pode trazer uma maturidade e um ar profissional ao seu estilo, dependendo apenas do seu objetivo e da conversa com o profissional responsável por executar a mudança. Como nem tudo são flores, muitas vezes é comum que os homens peçam cortes que não combinem tanto com seu tipo de rosto, o que gera conflitos. Daí é preciso todo um jogo de cintura por parte do profissional para improvisar e oferecer uma boa solução para o caso. Se você se identificou e quer saber de que forma os barbeiros resolvem esse tipo de situação, nós trouxemos respostas que contam com a ajuda do Jay Alexandre, barbeiro da Beard and Co. Confira!
É possível que, em algum momento, você já tenha mostrado ao seu barbeiro de confiança um estilo de cabelo em que, na foto de referência, o modelo tinha um cabelo liso, enquanto o seu é cacheado. Ou ainda, você pode ter até acertado no tipo de cabelo na foto de referência, mas o seu rosto possui um formato diferente do que você mostrou, o que pode alterar significativamente o resultado. De toda forma, a abordagem do barbeiro é que vai ser capaz de orientar a sua escolha para algo a seu favor.
"O profissional tem que entrevistar seu cliente de modo imparcial e, acima de tudo, com uma forma bem simplificada ao transmitir a mensagem. Às vezes, numa fração de segundo, é exigido pelo cliente algo que foi elaborado por muito tempo na cabeça dele. Analisar o formato do rosto e ter atenção à faixa etária são os pontos críticos de uma avaliação qualitativa e quantitativa, que serão fiéis na balança", revela Jay.
Além disso, o barbeiro também indica que, apesar de propor outros estilos, é o cliente quem bate o martelo. "O profissional tem que entrevistar seu cliente. A decisão final sempre é dele, daí toda atenção em detalhes sobre seu pedido. Não se pode deixar que o lado técnico do profissional sobreponha o lado pessoal do cliente. Deve-se entender que a beleza como profissão exige empatia", ele acrescenta.
Você já parou para refletir sobre qual é o motivo para homens buscarem estilos que não ficam harmônicos em seu rosto? "Identidade. Seja ela do tipo andrógino, antiquado, clássico, moderno, vanguarda, it boy, entre tantos outros, afirma Jay. O que ocorre é que, algumas vezes, há uma distorção entre o que você realmente busca e o que você encontra. O profissional reforça que cabe uma leitura e avaliação qualitativas também nessa hora. "Além de ser específico no repertório sugerido pelos barbeiros, de modo que nos façamos ser entendidos", explica Alexandre. No entanto, se você está totalmente perdido e quer saber se existe um estilo que sirva a todo mundo e que fique bom, Jay tem a resposta. "O undercut é infalível para todos os rostos e o redondo combina com qualquer tipo de barba, por exemplo", afirma o barbeiro.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo, Rio de Janeiro/RJ. Facebook
Gillette Fusion Power
COMPRARGillette Fusion - 4 cartuchos
COMPRARGillette Fusion Power - 4...
COMPRAR