No processo de barbear, alguns homens precisam lidar com questões não muito agradáveis, tais como a caspa, a micose e as células mortas. Estes inconvenientes atrapalham a vida de qualquer um que deseja obter a raspagem perfeita, e por isso mesmo devem ser tratados com seriedade e cuidado. Afinal de contas, é preciso tratar bem da pele antes de começar a usar a lâmina, ainda mais quando surgem problemas do tipo.
O procedimento ideal para evitar estes males todos começa com a limpeza e esfoliação suave da pele antes do barbear. "Desta forma podemos fazer uma renovação de mecânica de células mortas, fungos e bactérias", explica o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo. Utilize um esfoliante facial sobre a área da barba para a remoção das células mortas, flocos da pele e liberação dos pelos encravados, pelo menos duas vezes na semana.
Quanto à micose, especificamente, o Dr. Amilton também aconselha manter o barbeador limpo e guardado a seco. É outra forma de evitar que os malefícios do problema comprometam o conforto e a eficiência do processo de barbear.
As pessoas que tem caspa na barba não devem lavar o rosto com água quente. São preferíveis sempre as temperaturas morna ou fria. Secar bem o rosto após a lavagem também é importante neste sentido.
Se por acaso você estiver com caspa na barba e resolver raspá-la, aposte em hidratante, condicionador e lubrificante próprios para os pelos faciais. Todos estes ajudam a condicionar a barba, tornando a sua remoção em zonas com caspa mais fácil.
por Fabrício Mainenti