"A barba espartana vai muito bem com o rosto redondo já que ela ajuda a dar ênfase na região do queixo. É um modelo que também tem um degradê nas laterais, o que ajuda a valorizar ainda mais a parte de baixo do rosto. Apostar nesse estilo ajuda a dar uma harmonizada no visual final, mudando o formato da face do cliente, deixando um pouco mais fino", recomenda o profissional. Essa transição é feita em fade nas laterais, de forma que os fios diminuam gradativamente a sua altura é uma verdadeira carta na manga na hora de criar um efeito ótico de um rosto mais fino, já que cria uma demarcação natural da barba na parte inferior da face.
O cavanhaque é uma boa alternativa, já que o modelo além de ser marcado pelos fios concentrados na região central do rosto, também dispensa os pelos das costeletas, das bochechas e do pescoço. "Para quem tem rosto redondo não é bacana optar por fazer um estilo de barba muito cheia e pesada, as melhores opções são aquelas que afinam o rosto. O ideal é sempre afinar as laterais e se possível deixar os fios bem acentuados na região do queixo", explica o barbeiro Felipe Barbosa. Existem muitas versões dele, desde a mais clássica até as mais modernas, valorizando apenas a ampulheta - região sob o lábio inferior - ou combinadas com bigodes mais vintage. A dica é alinhar o cavanhaque com o seu visual, uma vez que dependendo do estilo ele pode te deixar com uma aparência mais séria ou mais despojada.
Uma tendência que está em alta e que vai muito bem em homens com rostos redondos é a barba ducktail. Ela tem como uma das suas principais características o afinamento dos fios das extremidades do rosto, ressaltando o queixo. Esse é um modelo ideal para quem quer quer deixar a aparência mais moderna e com mais personalidade e também para aqueles que têm os pelos do queixo grossos e volumosos. Se você quer se arriscar nesse estilo de barba, saiba que ele vai exigir alguns cuidados para manter o formato. É indicado retirar os pelos das bochechas e do pescoço regularmente, em média a cada 15 dias e sempre hidratar os fios com um produto específico, como óleos e balm.
Se você ainda não decidiu qual modelo de barba você quer adotar, uma boa dica é começar simplesmente aparando os pelos das laterais, criando um contraste entre os fios da bochecha e os da parte inferior do seu rosto. É uma medida simples, mas que pode te ajudar a suavizar os seus traços mais arredondados enquanto você ainda não definiu o estilo de barba da sua preferência.
Felipe Davi Barbosa, conhecido como barbeiro Barbosa, atua no Studio Barbosa, que fica na Av. Ulisses Guimarães, 1321 - Jardim Rio Branco, São Vicente - SP | Instagram
Por: Ramon Andrade