Independentemente da variação de estilo, barbas de longo comprimento são mais recomendadas para quem tem rosto oval ou triangular, mas por motivos distintos. "O oval é um formato que dá versatilidade às escolhas de barba", diz Jay Alexandre. Então, é um formato mais vantajoso para quem gosta de variar o visual. "Já para o triangular, a gente geralmente recomenda bigode ou uma barba bem cheia, pois este rosto tem como característica marcante a testa larga, com o rosto mais estreito na parte inferior", completa o barbeiro.
Homens com rosto quadrado ou redondo, então, devem fugir de barbas compridas. Sua melhor aparência, normalmente, será com fios mais curtos. "O rosto redondo, em média, tem altura e largura muito próximas, então homens com este formato devem evitar costeletas e muita barba na bochecha", explica Jay. "No quadrado, as laterais e o maxilar geralmente têm linhas retas. A barba tradicional, cheia ou não, ou o cavanhaque e estilos arredondados são sempre a melhor escolha".
Um estilo curto bem comum e prático é usar a barba por fazer, mas engana-se quem pensa que vai ficar legal em qualquer tipo de face. Segundo o barbeiro, o melhor é que seja adotada em especial por homens com rosto quadrado: "Este formato tem um traço mais forte, com linhas bem definidas. A barba por fazer num rosto com formato diferente pode deixar uma característica ou outra do homem em evidência, como nariz ou orelhas grandes, desviando demais a atenção e criando um excesso de informações".
Nem sempre o estilo com o qual sonhamos ficará bacana em nosso rosto. O melhor nestes casos é aceitar a situação e buscar um modelo que harmonize mais com nossos traços. "A barba é uma maquiagem natural para o rosto do homem e é importante ter os recursos físicos e genéticos, além de orientação profissional, para escolher um estilo. Esta escolha é sempre baseada em equilíbrio", conta Jay Alexandre. Às vezes, a aparência pode ser melhor até sem pelos faciais. "Vivemos numa era em que temos uma 'ditadura da barba' e isso faz com que muitos homens acreditem que ficam melhor com barba e ponto; mas não é bem assim. Uma barba inadequada pode ligar a fatores distantes do objetivo de impressionar positivamente; o homem simplesmente passa por um processo inverso ao de se embelezar, dado que nas mais remotas cartilhas de beleza masculina, afeitar a barba se faz como primor de estilo", finaliza o barbeiro.
Jay Alexandre é proprietário e barbeiro da Beard & Co. Barbershop, situada na rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. | Facebook . | Instagram .
por Daniel Schulze