Para ter uma barba grande e bonita, é preciso mais do que tomar a decisão de deixá-la crescer. Todo o processo demanda uma certa atenção com a saúde e a aparência dos fios, que deve se intensificar à medida que os pelos vão crescendo. Caso contrário, você pode passar a impressão de que a barba está toda atrapalhada e mal cuidada. Separamos algumas dicas importantes para te ajudar nesse processo!
Os cuidados com a barba não são nenhum bicho de sete cabeças. Um dos mais importantes é frequentar o barbeiro com certa regularidade, mesmo deixando os pelos crescerem. De vez em quando, os fios devem ser aparados para evitar o surgimento das pontas duplas, que são responsáveis por dar a aparência de desgrenhada à barba. Em alguns casos, aparar os pelos pode até acelerar seu crescimento.
Além de controlar o crescimento dos pelos da barba, é essencial mantê-la limpa, não só por uma questão estética, mas também porque qualquer sujeira, como poluição e restos de comida, pode afetar a saúde dos fios. Durante o banho, não utilize sabonetes ou shampoos comuns na barba. Prefira os produtos específicos, que limpam e hidratam do jeito que os pelos e a pele precisam.
Para garantir que sua barba fique bonita, não se esqueça de criar uma rotina de cuidados noturnos para os fios, separando um tempinho depois do banho para hidratá-los. Estes minutos são importantes porque os poros estão mais abertos e conseguirão absorver os produtos com mais eficácia. Além disso, antes de dormir, aplique um balm ou óleo para barba e deixe agir ao longo da noite.
O óleo para barba é um produto incrível que serve para hidratar, fortalecer e dar brilho aos fios. No entanto, o calor e o suor mais intensos do verão, junto ao óleo, podem criar uma sensação incômoda. A recomendação, durante essa época do ano, é utilizar o balm para barba que, além de nutrir os pelos, ainda permite modelá-los da forma como preferir.
Os cuidados com a barba não se resumem aos cuidados específicos com os pelos. Prestar atenção à própria saúde também é essencial. Um dia a dia estressante, por exemplo, pode facilitar o crescimento irregular dos fios e comprometer o visual da barba. Para evitar que isso aconteça, se alimente bem, pratique exercícios físicos com frequência e, claro, penteie os pelos algumas vezes ao longo do dia.