Alguns homens, por desejo de se adequar ao mercado de trabalho ou por necessidade interna de apostar em um visual maduro, vão às barbearias à procura de estilos de barba e cabelo profissionais. Para saber como um barbeiro pode auxiliar nesse processo de trazer uma aparência profissional a um cliente, entrevistamos um profissional experiente no assunto!
Como todas as cidades pelo mundo têm suas tendências específicas em questão de cortes de barba e de cabelo, o que o barbeiro pode e deve fazer é mapear. Assim, a exclusividade de cada cultura local, apesar de variar, pode ser estudada pelos barbeiros e classificada em alguns estilos gerais. "Apesar das tendências locais, barbeiros podem estudar os tipos de comportamento e de estilo, que são universais. A exemplo do tradicional, do clássico, do extravagante, do vanguardista e do andrógino. Todos eles são detectáveis logo de cara, em um primeiro encontro. O estilo tradicional de um cabelo para um executivo, que possui as laterais um pouco menores que o topo, sempre é hit", revela o barbeiro Jay Alexandre, da barbearia Beard and CO.
O olhar treinado é uma das principais ferramentas para que o barbeiro possa sugerir estilos profissionais adequados a cada cliente. "Por exemplo, profissionais de áreas como a saúde, segurança pública, bancária e jurídica tendem a não ter barba por critérios disciplinares. Já áreas mais liberais, como o comércio e o varejo, dão margem para construções criativas e inovadoras nesse sentido. Assim, uma análise rápida, mas de alta precisão e com empatia, pode ser conclusiva, a ponto de me permitir sugerir estilos profissionais que sejam adequados ao cliente", informa o barbeiro.
Os cortes e barbas atemporais e clássicos, como um corte pompadour e uma barba cheia acabam sendo ótimas escolhas, por serem estilos já conhecidos e consagrados, sendo, portanto, aceitos na maioria dos ambientes de trabalho. "Em uma totalidade de opinião, o cabelo cortamos porque 'precisamos', mas a barba, não. A barba é outro quesito a ser avaliado, à parte. Daí, cabe a mim avaliar, dentro de um raciocínio lógico, o perfil do meu cliente", acrescenta Jay.
Na hora de realizar um corte de cabelo ou uma barba profissional, o barbeiro deve apostar na conscientização do seu cliente, informando-lhe alguns conceitos e até mesmo estimulando-o a pesquisar na internet. "A internet proporciona uma busca gigante por redes sociais e aplicativos, mas, no momento de mudar o visual, o profissional gabaritado é um divisor de águas, porque consegue guiar o cliente a como aplicar os conhecimentos técnicos e os encontrados na internet, a fim de obter uma aparência bem cuidada, compartilhando cultura e pondo fim ao que é mito", completa Alexandre.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook