A correria do dia a dia, por si só, é um grande motivo para investir no barbear durante o banho, uma vez que une o útil ao agradável. Mas, além da economia de tempo, usar a lâmina no chuveiro traz várias vantagens para a sua pele e a sua barba. A principal delas é a abertura dos poros por causa da água quente, facilitando a remoção e diminuindo os riscos de irritação. Entretanto, esse ainda é um processo que gera dúvidas. Como se barbear no banho? Você vai descobrir agora num passo a passo que nós preparamos pra você:
Em água morna, lave bem o rosto e a barba. A água nessa temperatura vai abrir os poros da pele e amolecer os fios para o barbear mais suave. Mas atenção, a ducha não pode estar quente demais, pois pode ressecar a pele e até causar queimaduras dependendo da temperatura.
Nem pense em usar o sabão que você usa normalmente para tentar facilitar a raspagem. Esse produto deve ficar restrito à limpeza, pois, ao contrário de lubrificar, ele pode ressecar a pele e aumentar os riscos de irritação. Aplique gel de barbear e faça movimentos circulares para criar espuma. Para intensificar as propriedades de amolecer os pelos, desinfectar e hidratar, contidos no produto, deixe-o agir por alguns segundos.
Esse tipo de cuidado básico continua valendo quando o barbear é feito no banho, afinal, a água do seu chuveiro não é mágica e, mesmo morna, não resolve sozinha os problemas de irritação e pelo encravado. Para evitar esses problemas, raspe sempre no sentido do crescimento dos fios. Deslize o aparelho de barbear de cima para baixo, começando pelas costeletas - e faça isso com calma! Passe a lâmina apenas uma vez, pois, a partir da segunda, as chances da pele se irritar aumentam consideravelmente. Os aparelhos de barbear de alto desempenho são uma boa pedida nessa hora, uma vez que as múltiplas lâminas dispensam segundas raspagens.
Você está debaixo do chuveiro, então não custa tirar o excesso de pelo e espuma que fica entre as lâminas depois de cada passada. Limpo, o aparelho se torna mais eficiente e faz uma raspagem mais rente, reduzindo riscos de cortes. Além disso, essa prática livra a lâmina de mais intempéries durante o barbear, o que aumenta sua vida útil.
Como você vai estar dentro do box de banho, você provavelmente não dispõe de um espelho e, mesmo se sim, este fica embaçado graças ao vapor d'água que sai do chuveiro. Assim, fica difícil visualizar a barba e ter certeza que todas as partes foram feitas. Por isso, após finalizar o barbear, passe as mãos pelo rosto e verifique se alguma parte ainda demanda raspagem. Se for o caso, não seja preguiçoso e reaplique o gel, raspar apenas com água dá uma falsa sensação de lubrificação e representa meio caminho andado ruma aos ferimentos, irritações e pelos encravados.
Limpe bem o rosto e livre-o de restos de pelos e espuma. Depois disso, espere alguns minutos e lave rosto com água fria para fechar os poros. Mudar imediatamente da água quente/morna para a fria pode causar choque térmico e prejudicar a sua saúde. Não é necessário fazer isso debaixo do chuveiro. Você pode optar por sair, se secar, e então, usar a água fria da pia.
Apesar de ser a prova d'água, deixar o aparelho de barbear em um ambiente úmido acelera a oxidação, o que é extremamente prejudicial para a vida útil da lâmina. Retire-o do chuveiro, seque-o bem e guarde-o em ambiente seco. Se quiser deixá-lo no banheiro, aposte numa capa ou recipiente plástico e seco para o armazenamento.
por João Vítor Castanheira