Grooming Quin, 24 Nov. 2016

Aprenda dicas de como cuidar da pele masculina em cada faixa etária

  • A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.
    A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.

A cada dia, a cada mês e a cada ano que se passa, nossa vida sofre transformações. Nosso corpo, mais especificamente nossa pele, não fica para trás. Mas por vezes, é difícil assimilar que os cuidados com com a cútis, órgão que recobre nosso corpo, devem mudar na mesma velocidade que a nossa existência. Segundo o médico dermatologista Amilton Macedo, na adolescência, por exemplo, "devido a atuação dos hormônios, começam a nascer os pelos e aumenta a oleosidade da pele". Por isso, é necessário a adoção de diferentes medidas para cada fase.

Ao ser perguntado quais precauções, de maneira geral, devem ser tomados para um envelhecer saudável da pele, o médico ressalta que "limpeza, hidratação e fotoproteção são os cuidados básicos". O dermatologista também informa que uma alimentação baseada em frutas, hortaliças, cereais integrais ajuda a manter a cútis com sadia. "Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Não devemos esquecer das proteínas magras, como leite, além de carnes brancas e vermelhas", diz. E quais são os zelos necessários para cada faixa etária? Saiba agora na lista que o #P reuniu para você:

Puberdade/Adolescência (15 a 20 anos)

Como bem esclareceu o Dr. Amilton Macedo, a liberação de hormônios torna a pele oleosa nessa fase. Assim, há brilho excessivo, mais espessura e tendência a cravos e acne. Por isso, é recomendado esfoliação periódica, sabonetes específicos para combater oleosidade, cremes que tornam a derme mais fina, hidratantes leves e livres de óleo. Além disso, é importante a utilização de filtros solares em todas as fases da vida. "A principal causa do envelhecimento precoce da pele é a exposição solar excessiva e sem fotoproteção", alerta o médico. Nessa fase, protetores com baixo FPS - em torno de 15, são o suficiente.

Na puberdade também ocorre o nascimento dos primeiros pelos. Por isso, além de adotar as medidas acima, é importante investir na água morna - afim de abrir os poros - antes da raspagem, e a utilização de espumas de barbear. Estas, além de amolecer o pelo e facilitar o deslizar da lâmina, possuem substâncias bactericidas que auxiliam no tratamento da acne.

Início da fase adulta (21 a 30)

Nessa época, a oleosidade da cútis tende a se normalizar e revelar sua característica natural para o restante da vida. Por isso, mantenha a esfoliação, mas verifique o tipo e a frequência ideais para o seu padrão de pele. Além disso, são recomendadas loções tonificantes à base de glicerina, que hidratam sem causar mais oleosidade, cremes hidratantes leves para todo o corpo e filtros solares com médio FPS - em torno de 20.

Auge da fase adulta (31 a 40)

"Não existem estudos que afirmem uma data precisa, mas os primeiros sinais do envelhecimento (da pele) começam na terceira década de vida", orienta o dermatologista. Isso se traduz no aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas. Para cuidar, não faça esfoliação mais que duas vezes por semana, aposte em sabonetes neutros e com pH em torno de 7,0, loções tonificantes contendo vitaminas antioxidantes que tonificam a pele e ajudam a combater os radicais livres, loções hidratantes equilibrantes que hidratem as áreas secas sem deixas e filtros solares com FPS médio-alto - em torno de 30 - e ainda que contenham antioxidantes como a vitamina E.

Fim da idade adulta (40 a 60)

Esta é a faixa etária do amadurecimento definitivo da pele, que já começa a acusar os golpes sofridos pela luz solar por toda vida. Além disso, os níveis hormônios sexuais começam a cair, o que a torna a cutis mais seca e com sinais mais visíveis de rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Para cuidar, esfolie no máximo uma vez por semana, aposte em sabonetes hidratantes, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo extratos tonificantes mais potentes que ajudam a combater as rugas e a flacidez, cremes hidratantes e noturnos com vitamina C que atuam nas rugas e também nas manchas escuras.

Terceira idade (60+)

O médico Amilton Macedo alerta que "na senectude (velhice) a pele se torna mais fina e, consequentemente, mais suscetível a traumas e escoriações", além de possuir as características fenótipas que todos já conhecendo.

Nessa fase, o momento do barbear merece uma atenção maior. "Se a pele já está muito flácida, temos que seguir os passos normais do barbear, mas, devido à flacidez, devemos esticar a pele onde esta sendo barbeada", ensina Macedo. Além disso, no final da vida, o nosso maior orgão não gosta de sol e ou de sabonetes comuns devido à fragilidade.

Por isso, abuse de sabonetes nutritivos, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo lipídeos essenciais como o ômega-3 e o ômega-6 que hidratam profundamente. Aposte também em cremes noturnos à base de retinol que atuam de modo semelhante ao ácido retinoico - promovendo uma intensa renovação celular e estimulação da produção colágeno e elastina - e filtros solares FPS em torno de 60.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

Quatro erros que você comete ao lavar a barba
Grooming Quatro erros que você comete ao lavar a...

Cuidar bem da barba é essencial para os homens que se importam com a aparência. Ela pode ser uma boa adição para o seu visual, mas precisa ser bem tratada ou pode prejudicar ao invés disso. Uma das partes mais essenciais da rotina de cuidado é a lavagem dos pelos faciais. Eles devem ser...

+
Glitter beard: que tal enfeitar a barba para o carnaval?
Grooming Glitter beard: que tal enfeitar a barba...

Com o carnaval chegando, é hora de ousar no visual para curtir a festa. Os blocos de rua já começaram desde o início do mês, e devem durar até depois da quarta-feira de cinzas. Para aproveitar bem a festa, que tal entrar no clima enfeitando a barba com glitter? Esse produto brilhoso é...

+
Como descolorir a barba para o carnaval?
Grooming Como descolorir a barba para o carnaval?

Descolorir o cabelo é uma tradição no carnaval, mas sabia que você também pode descolorir os fios da barba? Se você quer experimentar um visual diferente durante esses dias, essa pode ser uma boa opção, mas lembre-se que a pele do rosto é mais sensível que a do couro cabeludo, então...

+
Vai pular o carnaval? Não esqueça esses cuidados com a pele
Grooming Vai pular o carnaval? Não esqueça esses...

Aproveitar o carnaval não quer deixar de tomar cuidados com a pele. Com todos os blocos e festas que você irá, pode ser complicado lembrar de alguns passos para garantir que a sua pele não chegue na quarta-feira de cinzas completamente destruída. O ideal é que você mantenha a sua...

+

últimas matérias

Quatro dicas para se vestir bem no carnaval
Estilo Quatro dicas para se vestir bem no carnaval

Usar fantasias no carnaval faz parte da festa, mas nem todo mundo consegue planejar o visual com antecedência ou quer dedicar a criatividade necessária para escolher. Se esse é o seu caso, não tem problema. Você também pode aproveitar os dias de folia para testar alguns visuais que você...

+
Chuva de verão: quais os sapatos mais resistentes para usar no verão
Estilo Chuva de verão: quais os sapatos mais...

O verão é uma época de fortes chuvas no final da tarde, que pega todo mundo desprevenido na volta do trabalho para casa. Muitas vezes, ao andarmos na chuva, acabamos com os pés molhados e se não tivermos escolhido os sapatos certos, eles podem ficar completamente arruinados. Para que...

+
Quais as melhores cuecas para usar quando for malhar?
Estilo Quais as melhores cuecas para usar quando...
Você sabe usar colônia? Conheça o produto e veja como usá-lo de maneira correta
Grooming Você sabe usar colônia? Conheça o produto...

A colônia pode ser um grande aliado na sua arrumação, mas é preciso saber como usá-la. Ela possui um cheiro menos concentrado que os eau de perfum e perfume, sendo perfeita para o verão. Apesar de não ser tão perceptível, se usada de maneira correta, você pode fazê-la te acompanhar...

+

Matérias relacionadas