Grooming Quin, 24 Nov. 2016

Aprenda dicas de como cuidar da pele masculina em cada faixa etária

  • A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.
    A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.

A cada dia, a cada mês e a cada ano que se passa, nossa vida sofre transformações. Nosso corpo, mais especificamente nossa pele, não fica para trás. Mas por vezes, é difícil assimilar que os cuidados com com a cútis, órgão que recobre nosso corpo, devem mudar na mesma velocidade que a nossa existência. Segundo o médico dermatologista Amilton Macedo, na adolescência, por exemplo, "devido a atuação dos hormônios, começam a nascer os pelos e aumenta a oleosidade da pele". Por isso, é necessário a adoção de diferentes medidas para cada fase.

Ao ser perguntado quais precauções, de maneira geral, devem ser tomados para um envelhecer saudável da pele, o médico ressalta que "limpeza, hidratação e fotoproteção são os cuidados básicos". O dermatologista também informa que uma alimentação baseada em frutas, hortaliças, cereais integrais ajuda a manter a cútis com sadia. "Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Não devemos esquecer das proteínas magras, como leite, além de carnes brancas e vermelhas", diz. E quais são os zelos necessários para cada faixa etária? Saiba agora na lista que o #P reuniu para você:

Puberdade/Adolescência (15 a 20 anos)

Como bem esclareceu o Dr. Amilton Macedo, a liberação de hormônios torna a pele oleosa nessa fase. Assim, há brilho excessivo, mais espessura e tendência a cravos e acne. Por isso, é recomendado esfoliação periódica, sabonetes específicos para combater oleosidade, cremes que tornam a derme mais fina, hidratantes leves e livres de óleo. Além disso, é importante a utilização de filtros solares em todas as fases da vida. "A principal causa do envelhecimento precoce da pele é a exposição solar excessiva e sem fotoproteção", alerta o médico. Nessa fase, protetores com baixo FPS - em torno de 15, são o suficiente.

Na puberdade também ocorre o nascimento dos primeiros pelos. Por isso, além de adotar as medidas acima, é importante investir na água morna - afim de abrir os poros - antes da raspagem, e a utilização de espumas de barbear. Estas, além de amolecer o pelo e facilitar o deslizar da lâmina, possuem substâncias bactericidas que auxiliam no tratamento da acne.

Início da fase adulta (21 a 30)

Nessa época, a oleosidade da cútis tende a se normalizar e revelar sua característica natural para o restante da vida. Por isso, mantenha a esfoliação, mas verifique o tipo e a frequência ideais para o seu padrão de pele. Além disso, são recomendadas loções tonificantes à base de glicerina, que hidratam sem causar mais oleosidade, cremes hidratantes leves para todo o corpo e filtros solares com médio FPS - em torno de 20.

Auge da fase adulta (31 a 40)

"Não existem estudos que afirmem uma data precisa, mas os primeiros sinais do envelhecimento (da pele) começam na terceira década de vida", orienta o dermatologista. Isso se traduz no aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas. Para cuidar, não faça esfoliação mais que duas vezes por semana, aposte em sabonetes neutros e com pH em torno de 7,0, loções tonificantes contendo vitaminas antioxidantes que tonificam a pele e ajudam a combater os radicais livres, loções hidratantes equilibrantes que hidratem as áreas secas sem deixas e filtros solares com FPS médio-alto - em torno de 30 - e ainda que contenham antioxidantes como a vitamina E.

Fim da idade adulta (40 a 60)

Esta é a faixa etária do amadurecimento definitivo da pele, que já começa a acusar os golpes sofridos pela luz solar por toda vida. Além disso, os níveis hormônios sexuais começam a cair, o que a torna a cutis mais seca e com sinais mais visíveis de rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Para cuidar, esfolie no máximo uma vez por semana, aposte em sabonetes hidratantes, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo extratos tonificantes mais potentes que ajudam a combater as rugas e a flacidez, cremes hidratantes e noturnos com vitamina C que atuam nas rugas e também nas manchas escuras.

Terceira idade (60+)

O médico Amilton Macedo alerta que "na senectude (velhice) a pele se torna mais fina e, consequentemente, mais suscetível a traumas e escoriações", além de possuir as características fenótipas que todos já conhecendo.

Nessa fase, o momento do barbear merece uma atenção maior. "Se a pele já está muito flácida, temos que seguir os passos normais do barbear, mas, devido à flacidez, devemos esticar a pele onde esta sendo barbeada", ensina Macedo. Além disso, no final da vida, o nosso maior orgão não gosta de sol e ou de sabonetes comuns devido à fragilidade.

Por isso, abuse de sabonetes nutritivos, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo lipídeos essenciais como o ômega-3 e o ômega-6 que hidratam profundamente. Aposte também em cremes noturnos à base de retinol que atuam de modo semelhante ao ácido retinoico - promovendo uma intensa renovação celular e estimulação da produção colágeno e elastina - e filtros solares FPS em torno de 60.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

4 cuidados para ficar com uma aparência melhor nas vídeos chamadas
Grooming 4 cuidados para ficar com uma aparência...

Muitos homens incluíram as videochamadas na rotina de trabalho nos últimos meses. Apesar de serem práticas, elas podem abrir espaço para um relaxamento no seu visual. Isso pode até mesmo atrapalhar sua vida profissional. Não é necessário fazer muito para se manter arrumado para as...

+
Quais os maiores problemas que a pele sensível pode ter ao fazer a barba?
Grooming Quais os maiores problemas que a pele...

Quem tem pele sensível pode sofrer bastante ao fazer a barba. Além de ter que redobrar os cuidados enquanto está raspando os pelos, você ainda precisa tratar a pele do rosto para diminuir as consequências que aparecem mesmo se você tiver cuidado. Irritações, caroços e pelos encravados...

+
5 mitos sobre cuidados que você não deve acreditar
Grooming 5 mitos sobre cuidados que você não deve...

Cada vez mais os homens estão superando o tabu dos cuidados com a pele, cabelos, barba e corpo e incluindo-os no seu estilo de vida. No entanto, acabam surgindo muitas dúvidas em como fazer isso da melhor maneira e muitos homens ainda se deparam com muitas informações falsas na...

+
Quais os cuidados com a pele que o seu pai deve ter?
Grooming Quais os cuidados com a pele que o seu pai...

Com o passar dos anos, a pele muda completamente e isso é inevitável. Neste dia dos pais uma boa maneira de demonstrar todo o seu afeto pode ser ajudar o seu pai na rotina de cuidados dando alguns conselhos e investindo em produtos que previnam e tratem as mudanças causadas pelo...

+

últimas matérias

Manchas de suor: como evitá-las e como recuperar as camisas
Estilo Manchas de suor: como evitá-las e como...

As manchas de suor nas camisas são um dos problemas mais comuns e desagradáveis de um dia de calor e com o tempo ainda podem danificar as suas roupas deixando marcas amareladas. Mas, com um pouco de conhecimento sobre o assunto e preparação, elas podem ser evitadas e é possível até...

+
É possível usar calças moletom com estilo?
Estilo É possível usar calças moletom com estilo?

As calças de moletom sempre foram sinônimos de conforto e preguiça para os dias mais frios em que você decide ficar em casa. Nas últimas temporadas, isso tem mudado com o surgimento do estilo Athleisure e a popularização das calças joggers. Essas peças podem ser usadas tanto para ficar...

+
French tuck: como esse truque do Queer Eye ajuda o seu visual
Estilo French tuck: como esse truque do Queer Eye...
Aloe vera: como essa planta pode melhorar sua aparência
Grooming Aloe vera: como essa planta pode melhorar...

Matérias relacionadas