Grooming Quin, 24 Nov. 2016

Aprenda dicas de como cuidar da pele masculina em cada faixa etária

  • A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.
    A pele sofre também sofre com a ação do tempo. Por isso, cada faixa etária exige um tipo diferente de cuidado.

A cada dia, a cada mês e a cada ano que se passa, nossa vida sofre transformações. Nosso corpo, mais especificamente nossa pele, não fica para trás. Mas por vezes, é difícil assimilar que os cuidados com com a cútis, órgão que recobre nosso corpo, devem mudar na mesma velocidade que a nossa existência. Segundo o médico dermatologista Amilton Macedo, na adolescência, por exemplo, "devido a atuação dos hormônios, começam a nascer os pelos e aumenta a oleosidade da pele". Por isso, é necessário a adoção de diferentes medidas para cada fase.

Ao ser perguntado quais precauções, de maneira geral, devem ser tomados para um envelhecer saudável da pele, o médico ressalta que "limpeza, hidratação e fotoproteção são os cuidados básicos". O dermatologista também informa que uma alimentação baseada em frutas, hortaliças, cereais integrais ajuda a manter a cútis com sadia. "Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Não devemos esquecer das proteínas magras, como leite, além de carnes brancas e vermelhas", diz. E quais são os zelos necessários para cada faixa etária? Saiba agora na lista que o #P reuniu para você:

Puberdade/Adolescência (15 a 20 anos)

Como bem esclareceu o Dr. Amilton Macedo, a liberação de hormônios torna a pele oleosa nessa fase. Assim, há brilho excessivo, mais espessura e tendência a cravos e acne. Por isso, é recomendado esfoliação periódica, sabonetes específicos para combater oleosidade, cremes que tornam a derme mais fina, hidratantes leves e livres de óleo. Além disso, é importante a utilização de filtros solares em todas as fases da vida. "A principal causa do envelhecimento precoce da pele é a exposição solar excessiva e sem fotoproteção", alerta o médico. Nessa fase, protetores com baixo FPS - em torno de 15, são o suficiente.

Na puberdade também ocorre o nascimento dos primeiros pelos. Por isso, além de adotar as medidas acima, é importante investir na água morna - afim de abrir os poros - antes da raspagem, e a utilização de espumas de barbear. Estas, além de amolecer o pelo e facilitar o deslizar da lâmina, possuem substâncias bactericidas que auxiliam no tratamento da acne.

Início da fase adulta (21 a 30)

Nessa época, a oleosidade da cútis tende a se normalizar e revelar sua característica natural para o restante da vida. Por isso, mantenha a esfoliação, mas verifique o tipo e a frequência ideais para o seu padrão de pele. Além disso, são recomendadas loções tonificantes à base de glicerina, que hidratam sem causar mais oleosidade, cremes hidratantes leves para todo o corpo e filtros solares com médio FPS - em torno de 20.

Auge da fase adulta (31 a 40)

"Não existem estudos que afirmem uma data precisa, mas os primeiros sinais do envelhecimento (da pele) começam na terceira década de vida", orienta o dermatologista. Isso se traduz no aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas. Para cuidar, não faça esfoliação mais que duas vezes por semana, aposte em sabonetes neutros e com pH em torno de 7,0, loções tonificantes contendo vitaminas antioxidantes que tonificam a pele e ajudam a combater os radicais livres, loções hidratantes equilibrantes que hidratem as áreas secas sem deixas e filtros solares com FPS médio-alto - em torno de 30 - e ainda que contenham antioxidantes como a vitamina E.

Fim da idade adulta (40 a 60)

Esta é a faixa etária do amadurecimento definitivo da pele, que já começa a acusar os golpes sofridos pela luz solar por toda vida. Além disso, os níveis hormônios sexuais começam a cair, o que a torna a cutis mais seca e com sinais mais visíveis de rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

Para cuidar, esfolie no máximo uma vez por semana, aposte em sabonetes hidratantes, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo extratos tonificantes mais potentes que ajudam a combater as rugas e a flacidez, cremes hidratantes e noturnos com vitamina C que atuam nas rugas e também nas manchas escuras.

Terceira idade (60+)

O médico Amilton Macedo alerta que "na senectude (velhice) a pele se torna mais fina e, consequentemente, mais suscetível a traumas e escoriações", além de possuir as características fenótipas que todos já conhecendo.

Nessa fase, o momento do barbear merece uma atenção maior. "Se a pele já está muito flácida, temos que seguir os passos normais do barbear, mas, devido à flacidez, devemos esticar a pele onde esta sendo barbeada", ensina Macedo. Além disso, no final da vida, o nosso maior orgão não gosta de sol e ou de sabonetes comuns devido à fragilidade.

Por isso, abuse de sabonetes nutritivos, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo lipídeos essenciais como o ômega-3 e o ômega-6 que hidratam profundamente. Aposte também em cremes noturnos à base de retinol que atuam de modo semelhante ao ácido retinoico - promovendo uma intensa renovação celular e estimulação da produção colágeno e elastina - e filtros solares FPS em torno de 60.

por João Vítor Castanheira

Notícias: Grooming

Três máscaras faciais caseiras para adotar na sua rotina de cuidados
Grooming Três máscaras faciais caseiras para adotar...

Incluir o uso de máscaras faciais na sua rotina de skincare pode ser o segredo para conquistar uma pele hidratada e evitar problemas cutâneos comuns, como acne, manchas escuras e excesso de oleosidade. A melhor notícia é que você não precisar ficar investindo em produtos caros para...

+
Como raspar as axilas?
Grooming Como raspar as axilas?

Durante muito tempo, a depilação das axilas foi um grande tabu entre os homens, mas as coisas vem mudando e o número de adeptos a essa prática tem crescido. No entanto, mesmo com toda essa popularização desse hábito, muitos homens ainda ficam na dúvida sobre como fazer a remoção dos...

+
Corte de cabelo em degradê: com qual frequência deve ser feita a manutenção?
Grooming Corte de cabelo em degradê: com qual...

O corte disfarçado é um dos estilos capilares que vem fazendo grande sucesso com o público masculino. Ele conta com um design moderno e descolado, sendo ideal para aqueles que desejam dar um "up" no visual. Uma dúvida muito comum entre os homens que querem adotar ou já adotaram esse...

+
Quatro estilos de bigode para você adotar ainda esse ano
Grooming Quatro estilos de bigode para você adotar...

O bigode é um estilo de barba que agrega muita personalidade e que pode dar uma mudança bacana no seu visual. Há uma série de modelos de bigodes que podem ser escolhidos para compor a sua aparência e elevar a sua autoestima. Com essa grande variedade, muitos homens ficam na dúvida sobre...

+

últimas matérias

Saiba como escolher o pijama certo para usar:
Estilo Saiba como escolher o pijama certo para usar:

Ter boas noites de sono é o segredo para conquistar bons resultados na sua rotina de cuidados com a barba, pele e cabelo. Para conseguir ter um sono de qualidade, é essencial prestar atenção em alguns detalhes, como as condições do quarto, travesseiro e colchão, além, é claro, da roupa...

+
Quais tendências adotar ainda esse ano?
Estilo Quais tendências adotar ainda esse ano?

Incorporar tendências na hora de se vestir pode ser uma alternativa para melhorar o visual e até mesmo a autoestima. Entretanto, uma das maiores dificuldades dos homens é descobrir quais são as peças de determinada tendência que se encaixam no seu lifestyle e tipo de corpo, já que a...

+
Qual a roupa ideal para fazer exercicios fisicos na sua casa
Estilo Qual a roupa ideal para fazer exercicios...
Como limpar os seus calçados?
Estilo Como limpar os seus calçados?

Limpar os seus calçados da maneira correta é o segredo para garantir maior durabilidade e melhor aparência para eles. Engana-se quem pensa que a melhor solução é colocá-los de molho na água e esfregar com uma escova, porque existem várias técnicas que podem ajudar nesse processo e que...

+

Matérias relacionadas