O pescoço é uma região que nem sempre é fácil de lidar quando fazemos a barba. Considerada a área de maior sensibilidade para o barbear, alguns homens sofrem ao passar a lâmina pelo pescoço por causa da pele fina na região, que muitas vezes provoca vermelhidão e até cortes mais profundos. Por isto, é importante ter bastante cuidado e fazer a barba pelo pescoço da maneira correta. Esticar a pele dessa área ao deslizar a lâmina, por exemplo, é uma dica simples que pode contribuir para um barbear mais eficaz. Confira abaixo outras sugestões que podem trazer maiores benefícios e reduzir os riscos de ter qualquer problema para fazer a barba do pescoço.
Quando se trata de barbear o pescoço, todo cuidado é pouco. Prefira preparar a pele com água fria, que é mais adequada para a região de grande sensibilidade. A água fria mantém os poros da pele fechados e permite um barbear rente, porém com menos chance de irritação.
A melhor opção para visualizar abaixo do queixo é posicionar um espelho sobre uma superfície em um ângulo em que não seja preciso inclinar a cabeça toda para trás; só esticar levemente a pele do pescoço. Assim, é mais fácil ver exatamente onde é preciso passar a lâmina e não correr o risco de deixar uma parte mal barbeada.
Para atingir resultados mais significativos, é indispensável o uso da espuma de barbear, que vai propiciar um deslize mais fluido da lâmina e um corte mais preciso dos pelos do pescoço.
Raspar os pelos do pescoço é uma ação que precisa ser feita com uma lâmina de alta performance, justamente pela forte sensibilidade da área. Ao optar por um barbeador de boa qualidade, aliado aos cuidados devidos, o seu pescoço dificilmente sofrerá com cortes ou irritação na pele. Nunca pressione a lâmina contra o pescoço.
A região do pescoço é caracterizada por angulações diferentes, então se faz necessário passar a lâmina suavemente e com máxima atenção às curvas que os pelos fazem na região. Por aqui, os pelos não costumam nascer na mesma direção, então é preciso seguir com a lâmina o desenho da direção de crescimento de cada parte do pescoço.
Depois de terminar o barbear do pescoço, jogue água morna na região para eliminar qualquer resíduo que tenha permanecido. Também é importante usar um pós-barba para aliviar o desconforto na área do pescoço.
*Lista baseada em matéria do site The Art of Manliness