Deixar o próprio guarda-roupa arrumado não é tarefa fácil para qualquer jovem. Todo mundo precisa ter disposição, tempo e paciência para manter o armário da forma que ele deveria estar todos os dias. De acordo com a personal organizer Graziele Gomes, o estudante que está saindo da casa dos pais deve aprender a organizar seu guarda-da-roupa para conseguir ter uma visualização total de tudo que está dentro dele.
"Organizar o guarda-roupas traz muitos benefícios, como por exemplo ter a visualização de todas as peças, evitando assim o desperdício comprando novas peças iguais ou parecidas com as que já se tem, e também realizar o descarte de peças que não são mais usadas", explica a especialista.
"Para organizar devemos começar com uma gaveta ou prateleira por vez, não pense em organizar tudo em dia, pois tirar todas as roupas do armário para depois organizar, pode te desanimar ou causar angústia pela quantidade", complementa.
Graziele também afirma que é importante se desfazer de tudo o que você não usa mais para liberar espaço no armário. "Sempre realize algum descarte, as peças restantes ficarão melhor acomodadas. Conte com a ajuda de materiais organizadores, colmeias para colocar meias e peças íntimas é uma boa opção. Caixas e cestos também podem auxiliar, mas evite caixas de papel pois o papel atrai bichos que podem danificar suas roupas", indica a profissional.
A personal organizer afirma que as roupas devem ficar separadas por tipos de peça: "Elas devem ficar separadas por tipo, modelo, e depois cor. Assim as camisas por exemplo sempre estarão juntas, visualizará melhor e saberá todas as que tem, economiza-se muito tempo na hora de se vestir e dinheiro na hora da compra".
"Na arara, por exemplo, comece pelas camisas de manga longa e escura e vai colocando em dégradé de cor até a branca, então continue com as de manga 3/4 escura para clara, manga curta escura para clara e sem manga escura para clara. Assim saberá que que o modelo muda, pela cor", acrescenta Graziele.
Já o intervalo entre uma arrumação do guarda-roupa e outra pode variar. "Um guarda-roupas bem organizado não necessita de uma manutenção constante, pode-se sim ir melhorando a organização. Você mesmo se achar que não está prático, mude a posição, local no armário, recorra a organizadores. A manutenção da organização vai te dar tempo na hora de pegar alguma roupa pois saberá onde ela está. E dinheiro pois saberá o que tem e o que falta no seu guarda-roupa", aponta a personal organizer.
Por fim, Graziele Gomes tam algumas dicas extras para você que nunca consegue botar a organização do armário em dia. "Uma vez por mês ou a cada 2 meses pode-se retirar as roupas e limpar o armário utilizando uma solução de um litro de água para uma xícara de vinagre. Ele ficará limpo e ajudará a evitar o mofo. Novamente uma prateleira ou gaveta por vez", aconselha.
por Gabriel von Borell