Durante o barbear cada área do rosto tem um jeito ideal para ser raspada. A região ao redor dos lábios, por exemplo, requer um cuidado maior pois trata-se de um local de grande sensibilidade. O homem deve fazer o deslize da lâmina no bigode de modo suave e contraindo os lábios.
"A melhor maneira é fazer a contração dos lábios o que deixa a pele mais firme e ajuda a evitar acidentes", indica o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo. Também é preciso ficar ciente de que a raspagem dos pelos tem que ser feita no sentido do crescimento deles. Já pouco mais abaixo, no queixo, você pode fazer as passadas do aparelho em direções variadas, por causa das curvas na área – assim como acontece com o pescoço.
Enquanto isso, nas costeletas e bochechas o deslize da lâmina deve ser feito também no sentido em que os pelos crescem. Para facilitar a remoção da barba, o homem pode aplicar o gel ou espuma de barbear em todas essas regiões. Assim, os pelos ficarão amolecidos e a tarefa do barbear ganhará em qualidade e eficiência.
Mais um ponto importante para evitar cortes e sangramentos enquanto você se barbeia é se preocupar com o ângulo do aparelho sobre o rosto. O ideal é posicioná-lo o mais afastado possível, com distância em torno de 30 e 45 graus. Para obter tal ângulo, posicione a parte de cima do barbeador diretamente contra o queixo, deixando o cabo paralelo ao chão e fazendo movimentos leves na direção do crescimento do pelo. Quanto menos pressão melhor.
Outros cuidados básicos para conquistar o barbear perfeito dizem respeito à utilização da água quente para raspar a barba – já que a temperatura alta contribui para a abertura dos poros – e a finalização da tarefa com a aplicação do pós-barba – que vai ajudar a cicatrizar a pele após a raspagem. Complete o ritual lavando o rosto em água fria para fechar os poros que foram abertos no início.
por Gabriel von Borell